Pular para o conteúdo principal

Posse presidencial e de nova equipe de governo ocorre em 1º de janeiro de 2015

A data oficial da recondução de Dilma Rousseff (PT) à chefia do Executivo – estipulada com base no disposto na emenda constitucional número 16, de 1997 – é dia 1º de janeiro de 2015. A cerimônia de posse presidencial segue um roteiro detalhado estabelecido por meio de um decreto de 1972. Oficialmente, a cerimônia de posse tem início no Congresso Nacional. Porém, apesar de o Brasil ser um país laico, os últimos empossados têm optado por iniciar os compromissos com uma missa na Catedral de Brasília.
De lá, seguem para a sede do poder legislativo, em carro aberto, sob a escolta de Dragões da Independência. O decreto determina que o vice-presidente esteja à esquerda do presidente eleito e, na frente, o chefe do Gabinete Militar e o Chefe do Gabinete Civil. Em caso de chuva, existe um plano alternativo para o trajeto em carro fechado.
No Congresso Nacional acontece a cerimônia chamada de Compromisso Constitucional. Os eleitos serão recebidos pelos Presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso Nacional os declara empossados. O Hino Nacional é executado e, em seguida, a presidenta eleita faz o primeiro discurso à nação.
Encerrada a sessão, a presidenta passa em revista à tropa das Forças Armadas, que estará perfilada do lado de fora do Congresso Nacional. De lá, segue para o Palácio do Planalto, onde ela e o vice subirão a rampa. Em caso de reeleição, o chefe do cerimonial da Presidência pode fazer a recepção para o novo mandato.
Também estarão presentes os integrantes dos antigos ministérios, bem como os chefes do Gabinete Militar, Civil, Serviço Nacional de Informações e Estado-Maior das Forças Armadas, assim como os futuros ocupantes desses cargos no governo que se inicia.
Após os cumprimentos, a presidenta e vice eleitos, juntamente com os chefes do Gabinete Militar e chefes do Gabinete Civil, se encaminham para o Gabinete Presidencial. De lá seguem, então, até o parlatório, localizado na área externa do Palácio do Planalto, onde a presidenta faz o primeiro discurso oficial. Os decretos de nomeação dos novos ministros de Estado, do Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, do Chefe do Gabinete Civil, do Chefe do Serviço Nacional de Informações e do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas serão assinados no salão de despachos.
O primeiro decreto a ser assinado será o de nomeação do Ministro de Estado da Justiça, a quem caberá referendar os decretos de nomeação dos demais. A foto oficial do presidenta será tirada junto à sua equipe.  A ordem dos eventos pode ser alterada se houver necessidade.
Ainda no mesmo dia, a presidenta da República receberá, em audiência solene, as missões especiais estrangeiras designadas para sua posse. Também receberá os cumprimentos das altas autoridades da República. À noite, recepcionará, no Palácio do Itamaraty, as missões especiais estrangeiras e autoridades. A posse dos governadores estaduais e do DF também ocorre no dia 1º de janeiro.

Posse de deputados e senadores
A posse dos parlamentares no Congresso Nacional ocorre no dia 2 de fevereiro de 2015. Deputados estaduais e distritais também tomam posse na data.
Senado
A posse dos 27 senadores – 22 novos nomes e cinco reeleitos – começa pela manhã, no plenário da Casa, com a leitura do termo constitucional de posse. Após o juramento, o presidente do Senado declara os novos senadores empossados. O presidente encerra a sessão, dando início à segunda reunião preparatória. Os 81 senadores da Casa então se reúnem para eleger o novo presidente e demais membros da Mesa que vai comandar o Senado nos próximos dois anos. Depois são eleitos os demais membros da nova Mesa do Senado, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários.

Câmara
O mandato começa do dia 2 de fevereiro de 2015 e termina em 31 de janeiro de 2019.  São 513 deputados, dentre os quais 198 nunca exerceram mandato. A sessão de posse também ocorre pela manhã, no plenário da Câmara dos Deputados.
Os deputados são empossados pelo presidente da Câmara, após a leitura do nome de cada um e do juramento. Depois de empossados, a sessão solene é encerrada e têm início os preparativos para a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Durante a tarde, os novos deputados se reúnem novamente no plenário da Câmara, em sessão convocada para a eleição da Mesa. São eleitos o presidente da Câmara, dois vices-presidentes e quatro secretários, além de três suplentes.Portal EBC.

Posse de Dilma em seu primeiro mandato (2010-2014)(ABr



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015