Pular para o conteúdo principal
MP exige cumprimento de sentença que obriga regularizar o fornecimento de comida na cadeia de Itumbiara
O promotor de Justiça Marcelo de Freitas está requerendo na Justiça o cumprimento de sentença que obrigou o Estado de Goiás a regularizar o fornecimento de comida na Unidade Prisional de Sarandi, no município de Itumbiara, Sudeste do Estado. Segundo esclarecido no pedido, a sentença, de março de 2010, impôs ao Estado a obrigação de assegurar e fornecer alimentação adequada e suficiente a todos os presos do estabelecimento prisional local, sendo café da manhã (pão, margarina e café e/ou leite e/ou chá), almoço e jantar (em refeições com peso não inferior a 600 gramas).
Contudo, segundo esclarece o promotor, durante as visitas mensais à unidade prisional, conforme previsão da Lei de Execução Penal, os detentos invariavelmente reclamavam da má qualidade e da insuficiência da alimentação fornecida. Com a instauração de procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento da sentença, foram constatados inúmeros desrespeitos à decisão.
Conforme apurado, no dia 9 de março deste ano, em inspeção realizada na unidade, o oficial da 6ª Promotoria de Justiça averiguou que o almoço não continha carne. Contudo, a falta de produtos não se limitou à carne. O promotor da Execução Penal apontou a falta de pó de café, o que suspendeu o fornecimento da bebida por pelo menos cinco dias. A situação foi confirmada pelo diretor da unidade, que assentiu haver a restrição de alimentos como pão, açúcar, café, carne e verduras. 
De acordo com Marcelo de Freitas, a situação é grave, pois “a população carcerária na unidade aumentou exponencialmente”. O presídio tem por volta de 430 pessoas encarceradas, embora, na realidade, disponha de, aproximadamente 250 vagas”. Ele acrescentou ainda que a irregularidade no fornecimento de comida viola os direitos humanos dos presos.
Assim, é requerido o cumprimento da sentença, sob pena de multa diária de R$ 1 mil a ser aplicada de forma pessoal ao secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita. Caso a medida de multa pessoal não permita regularizar o fornecimento da alimentação dos detentos, pede que seja autorizado o sequestro de valores em contas do Estado, para a aquisição de gêneros alimentícios ou de matérias para o seu preparo. MP-GO -  Foto: 6ª Promotoria de Justiça de Itumbiara)

 
                                                                       Marmita contém arroz, feijão e farinha

                                                                      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015