Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Goiatuba é acionada para efetuar o pagamento dos servidores municipais em dia

O promotor Rodrigo Sé Patrício de Barros, da 2ª Promotoria de Justiça de Goiatuba, acionou o município de Goiatuba, na pessoa do prefeito Fernando Carlos de Vasconcelos, para que efetue em dia o pagamento dos servidores municipais, bem como os repasses ao GoiatubaPrev, que é o instituto de previdência dos servidores; ao IAG, instituto de assistência; e aos bancos.
Conforme apurado, desde que o atual prefeito de Goiatuba assumiu o cargo, em 2013, a folha de pagamento dos funcionários públicos vem sofrendo atrasos. O pagamento que, de acordo com a Lei Orgânica do município, deve ser feito até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido tinha o costume de ser efetuado ainda no mês trabalhado. Além disso, segundo o previsto em lei, a remuneração dos servidores deve preceder qualquer outro compromisso financeiro da administração pública. 
Em 2015, além dos atrasos no pagamento, o repasse dos valores descontados em folha dos servidores a título de contribuição previdenciária e de empréstimos consignados também passou a sofrer atrasos. Deixar de fazer o repasse à previdência social no prazo, segundo o promotor, pode configurar crime, previsto no artigo 168-A do Código Penal. O 13º salário dos servidores correspondente ao ano de 2015, que costumava ser pago no mês de aniversário, também não foi entregue aos servidores, desobedecendo ao prazo-limite, que era até o dia 20 de dezembro. 
Como justificativa ao promotor, o prefeito culpou a crise econômica, que teria reduzido as receitas do município. O promotor ressalta, porém, que tal alegação nunca foi acompanhada de documentos comprovativos. Diante disso, ele destaca que não restou alternativa a não ser propor a ação, para compelir Fernando Vasconcelos a cumprir o disposto em lei.
O MP requer, então, a condenação do município nas obrigações de fazer, consistentes em: efetuar o pagamento integral da folha dos servidores municipais até o quinto dia útil; efetuar o pagamento do 13º salário referente ao ano de 2015; pagar o 13º referente a 2016 até o dia 20 de dezembro do respectivo ano; repassar todos s valores descontados na folha de pagamento a título de contribuição previdenciária ou de assistência social ao respectivo instituto e repassar todos os valores descontados a título de empréstimo consignado aos bancos ou instituição financeira credora. Em caso de descumprimento de qualquer uma das obrigações, será aplicada multa diária pessoal no valor de R$ 1 mil.

Requer também que a prefeitura se abstenha de efetuar o repasse do valor líquido da folha de pagamento para fazer o crédito na conta dos servidores até que possua em caixa o valor total bruto referente a folha. Quer ainda que se abstenha de realizar o pagamento de qualquer outro compromisso financeiro antes de concluir o pagamento da folha salarial vencida de todos os servidores. Com informações do MP/GO.
Pagamento de salários, repasses previdenciários e 13º estão atrasados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015