Pular para o conteúdo principal

Geração de empregos aumenta em Goiás







A política de desenvolvimento e geração de empregos aplicada pelo governo de Goiás nos últimos anos mostra que mesmo com a crise econômica enfrentada pelo País, Goiás conseguiu ser destaque na geração de empregos formais (com carteira assinada) no Brasil, no mês passado e no acumulado do primeiro trimestre deste ano. Entre os quatro estados que registraram saldo positivo na geração de empregos celetistas, em março, Goiás ficou em 2º lugar, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Já no trimestre ocupa o 3º lugar nacional, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul e Mato Grosso, de acordo com estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Foram 3.331 postos abertos em março, alta de 0,28% em relação a fevereiro. Já nos três primeiros meses do ano foram gerados 5.392 empregos, com crescimento de 0,45% na comparação com igual período de 2015. Já na média nacional, houve recuo de 0,30% em março (-118.776 postos de trabalho) e de 0,80% (-319.150) no acumulado do ano.
Destaques
A indústria de transformação foi o segmento que mais impulsionou (1.559 empregos) o crescimento de empregos no Estado, no mês passado, seguido da agropecuária (1.608), devido à colheita da safra agrícola 2015/16 e do setor de serviços (170), com destaque para os subsetores de transportes e comunicações.
A indústria extrativa mineral criou 60 vagas de trabalho formal, o que corresponde a um crescimento de 0,70%, seguido do segmento de serviços industriais de utilidade pública (83), e da administração pública (10 vagas). Registraram decréscimo na geração de empregos a construção civil (-42 postos de trabalho) e o comércio (-117). Contudo, os empresários do setor do comércio esperam voltar a contratar trabalhadores para atender os clientes por ocasião do Dia das Mães, em maio, e Dia dos Namorados (junho).

Municípios
Os dez municípios goianos campeões na geração de empregos formais, em março último, foram justamente os que têm se destacado também na agropecuária. São eles, Cristalina (1.431), Quirinópolis (481), Goiatuba (356), Itumbiara (303), Formosa (235), Goianésia (193), Catalão (115), Mineiros (111), Santa Helena de Goiás (109), Itaberaí (95) e Morrinhos (90). Goiânia registrou saldo negativo de -278 empregos, Anápolis -315 e Rio verde -1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.