Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA CIVIL APRESENTA NA SEXTA-FEIRA CONCLUSÕES DO INQUÉRITO QUE APURA ATENTADO DE ITUMBIARA













































Força-tarefa que envolveu 80 policiais civis realizou em quase dois meses de investigações mais de 90 oitivas e 20 laudos periciais para descobrir as causas do atentado do dia 28 de setembro que levou à morte o então candidato à prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha, e o cabo Vanilson João Pereira. O vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, também foi baleado

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, anunciou nesta terça-feira (22/11), em Itumbiara, que a força-tarefa criada no âmbito da Polícia Civil para apurar a motivação do atentado que resultou na morte do candidato à prefeito daquele município, José Gomes da Rocha, já concluiu as investigações e apresentará, na próxima sexta-feira (25/11), a conclusão do inquérito.
Os resultados das investigações serão apresentados pela polícia em entrevista coletiva, em Itumbiara. A força-tarefa foi coordenada pelo delegado titular da Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), Douglas Pedrosa, e envolveu 14 delegados de polícia da especializada e de delegacias circunscricionais, além de agentes policiais de várias unidades, totalizando aproximadamente 80 profissionais. Num inquérito, as investigações buscam a materialidade, a autoria e a motivação do crime. No caso do atentado de Itumbiara, a materialidade e a autoria já estavam definidas no momento de instauração do inquérito. Por isso, as investigações buscaram a motivação do atentado.
Pacto pela Vida 
José Eliton abriu oficialmente a Conferência Municipal do Pacto Social Goiás pela Vida, em Itumbiara, ressaltando as lembranças que guarda daquele 28 de setembro, em que José Gomes da Rocha teve a sua trajetória pessoal e política interrompida de forma brutal. Lembrou também do cabo Vanilson João Pereira, de 36 anos, que como todos os policiais não hesita em dar a vida para proteger a sociedade. “Naquele momento, não fosse a atuação do cabo Vanilson, talvez tivéssemos um resultado muito mais trágico”, afirmou. “São lembranças dramáticas, mas, também são lições que nos marcam profundamente e nos levam a atuar com muito mais intensidade para a pacificação social”, disse ele.
De acordo com o vice-governador e titular da SSPAP, a segurança pública é um dever do Estado brasileiro, com os seus poderes constituídos, mas, que depende de mudanças conjunturais e estruturais. “Estamos investindo em tecnologia e em inteligência, equipando e fortalecendo os efetivos policiais e valorizando os profissionais, no entanto, tenho dito que segurança não se faz apenas com homens e armas, é preciso o envolvimento de todos”, disse José Eliton, na abertura da conferência. Conforme destacou, o Pacto Social Goiás pela Vida vem nesse contexto, e vai permitir a participação de toda a sociedade na discussão real dos problemas.
José Eliton afirmou que faz dele as palavras da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, de que é preciso mudanças conjunturais e estruturais para melhorar a segurança pública. “As conjunturais são essas a que fiz referência, mas há a necessidade de mudanças estruturais, por exemplo, nas leis penais”, lembrou o vice-governador. Ele afirmou que ou o país pensa seriamente nisso e promove uma mudança na realidade jurídica, com o Congresso Nacional assumindo a sua responsabilidade, ou não se terá uma segurança pública que atenda a todos os cidadãos de bem desse país.
Ao finalizar, José Eliton, destacou a sua emoção em voltar a Itumbiara e agradeceu as forças policiais, na pessoa do cabo Vanilson, que tombou durante o atentado. “Todos têm uma atuação fundamental na defesa da vida”, afirmou. Ao se referir ao então candidato a prefeito morto durante a carreata de campanha, o vice-governador disse: “Haverei de carregar na memória o amigo, de lembrar da sua dedicação e do seu amor pela cidade de Itumbiara; que a gente possa fazer sempre reverência a um líder que transformou essa cidade”.
FOTOS: JOTA EURÍPEDES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.