Pular para o conteúdo principal

Zé Antônio anuncia fim da cobrança de 100% na tarifa de esgoto


Vice-Prefeito Gugu Nader e o Prefeito Zé Antônio durante anúncio da decisão judicial

Decisão judicial divulgada nesta quinta-feira, 28, defere liminar e suspende majoração da tarifa de coleta e tratamento de esgoto pela Saneago em Itumbiara, mantendo-a no patamar de 20%. Graças ao posicionamento da Prefeitura de Itumbiara, que tem sido incansável na luta por garantir os direitos dos consumidores da Cidade e fazer valer o cumprimento do contrato de concessão entre o Município e a Saneago, os itumbiarenses já podem comemorar a boa nova, anunciada pelo prefeito Zé Antônio (PTB) em pronunciamento oficial feito à imprensa, aos vereadores e à sua equipe de governo na tarde desta sexta-feira, 29, no auditório do Palácio 12 de Outubro.
Visivelmente satisfeito com a decisão judicial obtida após ação movida pelo Município contra a Saneago, Zé Antônio - que estava acompanhado do prefeito Gugu Nader (PSB), do procurador do Município, Mauro Vieira e do líder de governo na Câmara, vereador Sargento Azevedo – fez questão de destacar o peso do posicionamento do Município nesta decisão, e foi ovacionado por todos.  “Nos posicionamos em favor das pessoas da nossa Cidade e contra a cobrança do aumento da tarifa. A decisão apenas confirma o nosso empenho, do Executivo e do Legislativo, em prol da coletividade,” destacou.
De acordo com a justiça, a suspensão da cobrança deve ocorrer assim que a empresa concessionária for notificada. E o prazo máximo para essa notificação é de dez dias, contados após a decisão. A expectativa é de que o consumidor volte a pagar apenas os 20% já nas próximas contas.
De acordo com o juiz Reinaldo Alves Ferreira que deferiu a liminar, “(...) Pontifica assim, ser ilegal o aumento pretendido, por não ter a Ré demonstrado a conclusão da rede de tratamento de esgoto, assim como o pleno funcionamento da estação e a não poluição dos mananciais do município, violando, desta forma, o princípio da transparência, da intangibilidade contratual e do direito de fiscalização do Poder Concedente.”
De acordo com o documento, o Juiz também levou em conta o fato de que “a vistoria realizada, para o fim de atestar a observância das condições contratuais, foi realizada sem a sua indispensável presença, impedindo-a de exercer o seu poder de fiscalização, em total inobservância à legislação federal que rege a matéria.”
O Juiz considerou ainda a circunstância de não terem sido atendidas as condições impostas para a concessão, principalmente pelo fato de os mananciais estarem sofrendo com a poluição causada pelo despejo do material proveniente dos efluentes lançados, aliado ao fato de que parte da Cidade de Itumbiara não teria sido contemplada com redes e ramais de esgoto. Além disso, (...) “o relatório de fiscalização elaborado pela AGR não contemplou o exame laboratorial dos mananciais existentes no Município de Itumbiara, estando em contraste com laudo da empresa Bioagri Ambiental Ltda..”
A expectativa é de que a Saneago recorra à decisão, mas Zé Antônio é taxativo ao afirmar que o posicionamento da Prefeitura continuará firme e que a Procuradoria está preparada, com laudos técnicos, relatórios e documentos que contribuam para que a decisão final da justiça mantenha-se favorável aos itumbiarenses e contrária ao aumento da cobrança.
Vale destacar que a decisão não é válida para o caso de ressarcimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.