Pular para o conteúdo principal

Professor da UnU Morrinhos ajuda a descobrir nova espécie de aranha

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Butantan e Universidade Estadual de Goiás (UEG), com a participação do professor da Unidade Universitária de Morrinhos, Everton Tizo Pedroso, concluiu estudos em que uma nova espécie de aranha do cerrado foi descoberta.

Denominada Mesobolivar delclaroi, em homenagem ao professor do Instituto de Biologia da UFU, professor Kleber Del Claro, orientador do trabalho, a nova espécie foi descoberta no Parque Municipal Bosque John Kennedy, em Araguari (MG). Para revelar a descoberta, os pesquisadores prepararam um artigo científico que será publicado no “Journal of Natural History”, do Museu de História Natural de Londres. No artigo, os pesquisadores descrevem a nova espécie, apresentam seu desenvolvimento, características da história natural e do comportamento sexual.

O professor Everton Tizo, do curso de Ciências Biológicas da Unu Morrinhos, explica que cada um dos pesquisadores teve papel fundamental no decorrer da pesquisa. “À professora Vanessa Stefani coube a descoberta da nova aranha, já que este era o tema de seu doutoramento. Ela ainda fez os estudos de biologia e ecologia da nova espécie. Os professores do Butantan foram responsáveis pela avaliação e descrição da aranha. Minha colaboração foi mais específica. Colaborei no registro de dados do comportamento reprodutivo, enquanto estudante de pós-graduação em Ecologia e pesquisador colaborador do laboratório”.

De acordo com o professor da UEG, a nova descoberta ressalta a importância da conservação das áreas naturais do Cerrado, em especial das formações florestais mais densas, que podem ter influência de remanescentes de Mata Atlântica. “Esse trabalho demonstra como esses ambientes são importantes refúgios para muitas espécies, algumas ainda desconhecidas da ciência”, esclarece Everton Tizo.

Como desdobramento da pesquisa, Everton Tizo explica que está em curso um novo projeto que visa conhecer a ecologia da nova espécie de aranha também na área de Morrinhos. No ano passado foi encontrada a segunda população da espécie no Parque Ecológico Jatobá Centenário, em Morrinhos. “O novo projeto, sob minha coordenação e registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, foi contemplado com uma Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq e conta com a colaboração da professora da UFU , Vanessa Stefani”.

A ideia desse novo projeto, segundo o professor da UEG, é utilizar a história de vida da nova espécie para o desenvolvimento de um jogo didático eletrônico, que simulará uma aula de campo de ciências e ecologia para estudantes do ensino fundamental. “Nossa previsão é apresentar o projeto do jogo no final de julho”, conclui o professor de Morrinhos.

Para conhecer o detalhamento da pesquisa, o professor Everton Tizo recomenda que os interessados acessem o link http://www.dirco.ufu.br/node/2715.

(Moema Ribeiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.