Pular para o conteúdo principal

Promotor requer afastamento do presidente da Câmara de Itumbiara

Na última sexta-feira (30/5) o promotor de Justiça Reuder Cavalvante Motta ajuizou ação cautelar requerendo, em caráter liminar, o afastamento do presidente da Câmara Municipal de Itumbiara, Divino Olímpio dos Santos, o Bengala. Na ação, o promotor esclarece que esta medida visa preservar a investigação do Ministério Público em relação a atos de improbidade administrativa que teriam sido praticados pelo vereador.
Reuder Mota esclareceu que, no início deste ano foi instaurado inquérito civil para apurar a conduta de Bengala e da assessora jurídica comissionada da Câmara Municipal, Cíntia Marques Costa. Na investigação foi constatado que, em dezembro de 2012, Cíntia Marques, na condição de mensageira do presidente da Câmara, reuniu-se com quatro servidores do órgão e propôs a eles o pagamento de dívidas trabalhistas e honorários já reconhecidos pelo Poder Judiciário, desde que estes lhe devolvessem 50% do valor pago e dessem recibo de toda a dívida.
Ofendidos com a proposta, os servidores não somente recusaram o acordo como confirmaram ao Ministério Público, de forma unânime, o pedido de propina.
Dessa forma, afirma a ação, assim que Bengala tomou conhecimento dos testemunhos dos servidores municipais, valeu-se de sua posição de superior hierárquico e ordenador de despesa do Legislativo e constrangeu os servidores, reduzindo horas extras que regularmente cumprem, tomando-lhes as chaves e retirando-os de suas salas. “Típico ato de humilhação, normalmente praticado por assediadores morais”, asseverou o promotor. Em conversa com um dos servidores, Bengala expressou claramente que sua atitude decorria do fato de terem prestado testemunho no Ministério Público.

Assim, o MP requereu o afastamento do agente político até o final do inquérito civil e durante o período da instrução da ação de improbidade administrativa. O promotor acrescenta ainda que o inquérito que a apura o ato de corrupção do presidente da Câmara e sua assessora jurídica deverá ser finalizado com a oitiva dos investigados. Por fim, ele acrescenta que a ação principal de improbidade administrativa deverá ser ajuizada na próxima segunda-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015