Pular para o conteúdo principal
Goiás terá fábrica de tratores de Belarus

A comitiva goiana chefiada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, formalizou nesta segunda-feira (29), em Minsk (Belarus), negociações que viabilizam a instalação em Goiás de uma unidade industrial da MTZ-Belarus. Trata-se da maior fábrica de tratores do leste europeu, responsável por 6 a 8% da produção mundial. A empresa também produz colheitadeiras, tratores florestais e equipamentos agrícolas. Exporta para mais de 125 países. Emprega, sozinha, 22 mil trabalhadores. A conquista é mais um resultado de missões anteriormente empreendidas pelo governador Marconi Perillo à Europa. 
Os entendimentos foram conduzidos pelo vice-governador José Eliton e pelo primeiro vice-presidente da MTZ (Belarus Minsk Tractor Works), Vladimir Makarenko. O dirigente informou que precisa de duas a três semanas para finalizar detalhes técnicos da proposta. A viagem a Goiás acontecerá em julho ou agosto. A indústria já tem em formatação um business plan. Para a interlocução técnica foi designado o superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento (SED), Luiz Medeiros. 
Durante a visita a Goiás, a delegação de Belarus já conhecerá possíveis áreas para a instalação da planta industrial. Na ocasião, será assinado o protocolo de intenções com critérios, deveres e direitos que envolvem as duas partes. “Certamente teremos uma pauta de trabalho muito positiva em nosso Estado”, disse José Eliton. “Vamos consolidar os projetos o mais rápido possível”, informou. “O governo está preparado para atender as solicitações dos investidores”. 
Na sua apresentação, o primeiro vice-presidente da MTZ (Belarus Minsk Tractor Works), Vladimir Makarenko, disse que a indústria completa 70 anos com capacidade de produção de até 100 mil tratores/ano. “Temos agora a tarefa de instalar uma unidade no glorioso Brasil e temos grande interesse para dar continuidade aos entendimentos”, disse. 
“Não existe no Brasil nenhum lugar mais apropriado para este investimento, senão em Goiás”, disse o vice-governador em sua apresentação. Ele citou facilidades existentes no Estado, como o ambiente interno de regulação, logística apropriada com ligações para os demais estados brasileiros por meio de rodovias, ferrovias, aeroportos, incentivos fiscais e tributários. “Nossos interesses convergem para com a visão estratégica da empresa”, disse ao referir-se a Goiás como importante player do agronegócio, com 20 milhões de toneladas de grãos por safra, sendo ainda o segundo produtor nacional de etanol e açúcar. 

A comitiva goiana foi recepcionada na seda da fábrica de tratores MTZ-Belarus, em Minsk, pelo chefe do Departamento de Protocolos, Solomevich Pavel, que traçou o panorama da empresa que, fez questão de destacar, trabalha com sistemas ecologicamente corretos. Segundo informa, ali são produzidas unidades sofisticadas e que funcionam com maior número de implementos. Um dos modelos mais sofisticados acolhe oito computadores. Segundo Pavel, “é possível guiar a máquina como se fosse um veículo de passeio, ao mesmo tempo em que se corta a terra, lavra, coloca a semente e adubos”.  O preço de mercado de uma unidade com esse nível de complexidade seria em torno de US$ 150 mil a US$ 160 mil.


Comitiva goiana chefiada por vice-governador formaliza negociações que viabilizam instalação no Estado de uma unidade industrial da MTZ-Belarus. Conquista é resultado de missões anteriores empreendidas pelo governador Marconi Perillo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.