Pular para o conteúdo principal
Governo lança Plano Diretor da Região Metropolitana de Goiânia



O governador Marconi Perillo acaba de lançar o Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. A formulação do estudo para a elaboração do plano é de responsabilidade da Funape/UFG, e projeto que surgirá a partir desse estudo deverá ser entregue ao governo dentro de um prazo aproximado de dois anos. A Funape/UFG também é parceira do Governo de Goiás e atua junto à Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Sicam) e prefeituras da capital e do interior na formulação do plano.
De acordo com o governador, o plano mostra que o Governo de Goiás se antecipa e planeja os destinos da Região Metropolitana da capital. “Esse plano é um instrumento que atenderá ao princípio das funções públicas de interesse comum, definido no Artigo 90 da Constituição Estadual e dará suporte aos embates e à dinâmica socioeconômica dessa região até o ano de 2035”, afirmou o governador em discurso.
A formulação desse estudo, segundo ele, representa e resulta do entendimento de que o Estado precisa ajudar na governança administrativa da região, que muitas vezes esbarra em interesses e visões divergentes de uma ou de outra prefeitura, ou de um ou outro ente federado. “O Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana é um avanço na regulamentação de aspectos diversos do cotidiano da grande Goiânia”, afirmou Marconi.
Região Metropolitana
A Região Metropolitana de Goiânia é uma da 12 regiões metropolitanas reconhecidas pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constitui-se hoje em um conglomerado que representa 36% da população do Estado. Essa região é responsável por 39% do PIB de Goiás, embora ocupe apenas 2,18% do território goiano atualmente. A região, de acordo com o governador, faz parte de um dos maiores eixos de desenvolvimento do País, que é o corredor Goiânia, Anápolis, Brasília. “Estudos da Urban Sistems mostram que 70 mil empresas deverão ser criadas nesse eixo até 2025, exigindo planejamento macro e unificado e não apenas decisões isoladas de um ou outro município”.
Instrumento crucial na formulação de políticas conjuntas
Para o governador, o plano será um instrumento crucial  na formulação de políticas conjuntas no que se refere ao uso do solo, habitação, mobilidade, tributação, aproveitamento dos recursos hídricos, proteção ambiental, promoção social e modernização institucional, entre outros aspectos. “Esse plano significa também que estamos atentos a todas as preocupações manifestadas pela sociedade nos últimos dias nos meios de comunicação. A partir dele poderemos tomar decisões que não subjuguem interesses e nem resultem em consequências danosas para nenhum dos municípios vizinhos, ou ao meio ambiente, por exemplo”, ponderou.
Entrega de veículos
Durante a assinatura de ordem de serviço para a elaboração do plano diretor, o governador também fez a entrega de chaves de quatro caminhões que darão suporte e maior segurança à aviação goiana. Os veículos, que atuam no combate a incêndios em aeroportos, serão repassados aos municípios de Itumbiara, Caldas Novas, Catalão e Rio Verde, até o próximo dia 18. Os veículos foram concedidos aos municípios por meio de parceria com o Governo Federal e Banco do Brasil e recursos provenientes do Fundo Aeronáutico da Secretaria de Aviação Civil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.