Pular para o conteúdo principal

Ex-presidente da Câmara de Rubiataba acionado por manter comissionados em proporção ilegal

O promotor de Justiça Felipe Feres acionou o ex-presidente da Câmara Municipal de Rubiataba, Antônio Venerando da Silva, por ato de improbidade administrativa, por não ter resguardado a proporcionalidade entre cargos comissionados efetivos e ainda ter mantido comissionados em desvio de função.
O MP apurou que, durante sua gestão, 75% dos servidores do Legislativo Municipal eram comissionados, o que afronta a Constituição, na parte que dispõe sobre a investidura em cargo público. O quadro de pessoal deve ser composto por, no máximo, 50% de comissionados do quantitativo total dos cargos efetivos existentes.
Ficou constatado ainda que pelo menos cinco servidores estavam em desvio de função, uma vez que foram nomeados para cargo comissionado mas não possuíam atribuições de direção, chefia e assessoramento.
Ainda em 2013, o MP chegou a recomendar a regularização do quadro funcional da Casa, com a criação de quadros efetivos, realização de concurso e extinção dos cargos em comissão considerados desnecessários e a exoneração dos servidores que não atendiam aos critérios estabelecidos para a categoria de comissionados.
Em resposta, o chefe do Legislativo afirmou que não havia recursos para o cumprimento da recomendação para a realização de concurso, mas que estava em andamento um projeto de decreto legislativo para garantir a proporcionalidade entre os cargos e ainda que uma das servidoras em desvio de função tinha sido exonerada.
Na documentação encaminhada, entretanto, foi possível verificar que cargos como os de assistente administrativo e financeiro, apesar de possuírem descrição de serviço técnico, permaneciam ocupados por comissionados.
Para o promotor, o ex-gestor, mesmo orientado, não tomou as providências legais necessárias para sanar as irregularidades e, quase dois anos depois da recomendação, não foi juntado qualquer documento que comprove a aprovação de decreto para garantir a proporcionalidade de cargos, a realização de concurso e a exoneração dos servidores irregulares, o que configura a prática da improbidade e motiva a propositura da açãoMP-GO.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015