Pular para o conteúdo principal
Os vereadores de Morrinhos, Oberdan Mendonça Carvalho e Wellinton José de Souza, o Tom, estão afastados de seus cargos pelo prazo de 120 dias. Os dois são acusados de nomear servidores “fantasmas” para a Câmara Municipal. A decisão é do juiz da 2ª Vara Cível, Criminal, das Fazendas Públicas e dos Registros Públicos da comarca, Carlos Magno Caixeta da Cunha (foto).
O magistrado também decretou a indisponibilidade de bens de Oberdam, Wellinton e dos ex-servidores Adão Alves da Silva, Hidila Rodrigues Teles, Thalita Lassara Queiroz, Shirlayne de Fátima Tobias dos Santos e Carla Lamounier do Carmo.
O Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) ofereceu denúncia depois de receber exemplar de um jornal que relatou a existência de servidores “fantasmas” na Câmara Municipal de Morrinhos e, após apuração de Inquérito Civil Público, pediu o afastamento dos vereadores e bloqueio de bens dos envolvidos. O juiz acatou os pedidos depois verificar a existência dos pré-requisitos para a concessão das medidas.
Afastamento
Ao decidir pelo afastamento dos vereadores, o magistrado destacou que duas testemunhas declararam que estão sendo ameaçadas e que, inclusive, uma delas teria dito que corre riscos quanto à sua integridade física. Segundo as testemunhas, que são servidoras da Câmara Municipal, os dois vereadores fazem “terrorismo” dizendo que o concurso de ingresso delas será questionado na justiça. Além disso, segundo uma delas, Oberdan teria afirmado que “vai mover mundos e fundos" para destruí-la profissional e pessoalmente.
Bloqueio de bens
O juiz observou a presença de indícios suficientes da existência de ato de improbidade (fumus boni iuris) e do perigo da demora (periculum in mora) “ante o risco de dilapidação ou ocultação de patrimônio pelos requeridos depois do ingresso da presente ação”.
Carlos Magno ressaltou o depoimento de vereadores e servidores que afirmaram que nunca viram nenhum dos cinco ex-servidores na Câmara. Ele também entendeu que as frequências mensais apresentadas não poderiam ser usadas como provas, pois continham rasuras além de constar “horários uniformes impossíveis de ocorrerem na prática”, como horários de entrada e saída nos sábados, domingos e feriados. Segundo o juiz, isso sugere que os documentos foram “fabricados posteriormente para envio ao Ministério Público”.
O caso
Consta dos autos que as nomeações aconteceram quando Oberdan era Presidente da Câmera Municipal, no biênio 2013/2014. Adão foi admitido para ocupar o cargo de Assessor de Imprensa, tendo sido desviado de função, prestando serviços de vigia diurno e motorista. Em depoimento, ele afirmou que sua função era “olhar os carros”.
Hidila era filha da namorada de Welliton e foi nomeada para o cargo de Chefe do Gabinete do vereador. Thalita exercia o cargo de Assessora Técnico Parlamentar de Oberdan. Shirlayne, que foi companheira política de Oberdan, foi nomeada para o cargo de Assessora de Gabinete II e Carla para o cargo de Assessora de Comunicação. As testemunhas ouvidas afirmaram que os servidores nunca foram vistos na Câmara. TJGO.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.