Pular para o conteúdo principal
Ministros de estado prestigiam abertura da 14ª edição da Tecnoshow Comigo

Antônio Chavaglia, presidente da Comigo, questiona ministros
"Será que não tem um pouquinho de carinho com esse setor que sofre com tantas intempéries para colocar comida na mesa do brasileiro?"

Prefeito Juraci Martins é aplaudido pelos agricultores ao cobrar investimentos para a melhoria do setor energético

Ministra da Agricultura Kátia Abreu, destaca o compromisso do seu ministério com o setor agrícola
 
Autoridades prestigiam abertura da 14ª edição da Tecnoshow Comigo


Na manhã dessa segunda-feira, 13 aconteceu a abertura da Tecnoshow 2015. O prefeito Juraci Martins, acompanhado do presidente da Comigo, Antônio Chavaglia e diversas autoridades municipais estaduais e federais recepcionaram o vice-governador José Eliton e os ministros de estado, Vinícius Lage do Turismo, Kátia Abreu da Agricultura e Joaquim Levy da Fazenda, e seguiram em comitiva para o Centro Tecnológico da Comigo (CTC), local de realização da feira.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença dos deputados federais Heuler Cruvinel e Marcos Fontes, do deputado estadual Lissauer Vieira, da senadora Lúcia Vânia, do presidente da EMBRAPA Maurício Lopes, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Márcio Lopes de Freitas, do presidente da Federação a Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) José Mário Schreiner, e demais autoridades municipais, estaduais e federais.
A execução do hino nacional reproduzido nos telões com imagens de Rio Verde com destaque as potencialidades da região marcou o início da cerimônia.
Abrindo os discursos, Antonio Chavaglia, agradeceu a presença de todos, em especial dos ministros, ressaltou que na atual conjuntura nacional é importante olhar para o setor agrícola, “o agronegócio é a base da economia nacional, o governo federal precisa aprovar medidas que beneficiem os produtores, tais como o Seguro Agrícola, o pré-custeio, um sistema de financiamento para compra de insumos para a safra. O setor agrícola é capaz de viabilizar a mudança no futuro econômico do Brasil, é preciso que o Governo Federal olhe com carinho para nós produtores”, cobrou Chavaglia.
O prefeito Juraci Martins disse que são necessárias medidas que ajudem a base da economia nacional que é o agronegócio, cobrou também investimentos no setor energético e no transporte de grãos. “Nossa região se destaca no PIB Nacional, por anos consecutivos batemos recordes na balança comercial, precisamos que a Eletrobrás disponibilize mais recursos para a Celg fazer os investimentos que são necessários e também precisamos que a ferrovia Norte Sul tenha a plataforma multimodal em nosso município, a área já foi disponibilizada, agora são necessários os investimentos em infraestrutura, para que possamos reduzir os custos com transporte da safra”, cobrou o Prefeito.
O ministro do turismo, Vinícius Lages, destacou as potencialidades do turismo na região e repassou a determinação da presidente da república Dilma Rousseff de que os ministros de pastas fomentadoras da economia, que percorram o país e incentivem o desenvolvimento dessas áreas.
A ministra da agricultura Kátia Abreu destacou as mudanças que está implantando no ministério, e apontou que as palavras de ordem são governança, agilidade, transparência e economia, “quero transformar o Ministério da Agricultura, e deixar a marca da eficiência, iremos economizar em Brasília e investir no Brasil. Temos o objetivo de elevar o PIB brasileiro para mais de R$10 bilhões. Outro desafio é a aprovação do Plano de Defesa do Agronegócio que irá trazer confiança e credibilidade para os produtores”, finalizou a ministra.
Joaquim Levy, ministro da Fazenda, destacou a importância de conhecer mais de perto o setor agrícola que é sempre portador de boas notícias na economia, e aproveitou ainda para justificar as medidas econômicas adotadas e anunciou a ampliação de crédito para a classe média em 20%. O ministro ainda anunciou que o governo irá apresentar ainda essa semana as condições do pré-custeio, modalidade de financiamento para compra de insumos para a safra. “Vamos anunciar as condições de custeio ainda essa semana e o Plano Safra será anunciado com realismo até o fim do mês”, garantiu Levy.
Encerrando os discursos, o vice-governador José Eliton cedeu espaço ao parlamento na pessoa da senadora Lúcia Vânia, que disse aos ministros “senhores é aqui que brota o Brasil, os senhores estão diante do Brasil que dá certo”. O vice-governador também enalteceu as potencialidades turísticas de Goiás e afirmou que o governo do estado promoveu o maior ajuste fiscal entre os estados, reduzindo a estrutura administrativa em diversas secretarias, “o ano de 2015 será muito difícil para todos os setores da economia, mas tenho a certeza que Goiás está no caminho certo para garantir o retorno do desenvolvimento”, finalizou José Eliton.
Ao fim da solenidade, os presentes percorreram a feira, para conhecer os destaques que fazem da Tecnoshow referência em tecnologia em todo o país. A feira acontece de hoje, 13 até sexta-feira, 17. Fotos: Washington Oliveira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.