Pular para o conteúdo principal

Alunos da rede estadual exibem documentários no Fica

No currículo, um filme realizado e transmitido durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2016). Esta é a realidade de Gabriella Mendes e outras sete amigas do 6º ano do Colégio da Polícia Militar de Goiás Professor João Augusto Perillo, na cidade de Goiás.
As alunas, produtoras do filme Um olhar poético nas margens do Rio Vermelho integram o Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).
Jaquelline Farias foi uma das alunas e ficou responsável pela fotografia do documentário junto com  Gabriella. Conhecedora do programa Viva Vídeo, Daiane foi a responsável pela edição e por parte da escolha da trilha sonora. “Foi tão legal fazer o vídeo e vê-lo sendo transmitido no Fica. Eu sempre vi o festival porque moro aqui em Goiás, mas nunca imaginei que teria essa possibilidade de transmitir nosso filme. Dá orgulho.”, afirma Rayane Souza, mais uma integrante do grupo.
E as meninas não foram as únicas. No total, mais de 350 alunos participaram da oficina de documentário ambiental promovida pela Secima e 27 filmes foram selecionados para a mostra que está sendo realizada no Quartel do Vinte. Apenas na quarta-feira, dia 17, mais de 250 alunos de Goiânia, Itumbiara e cidade de Goiás estiveram na mostra conferindo os próprios vídeos e discutindo temáticas como falta de água, excesso de lixo, reciclagem, Césio 137, entre outros tópicos.
Mais produções
Pela manhã, um grupo de Goianésia compareceu à mostra. Entre os documentários, Canteiro Biosséptico, produção de Sanderley Oliveira, aluno do 3ª ano do ensino médio do Colégio Militar de Goianésia. O documentário aborda o Córrego Santa Família e um projeto de recuperação de matas ciliares e saneamento básico. “Foi uma experiência difícil, mas recompensadora. A oficina de documentário ambiental que fizemos dentro do programa da Secima nos mostrou o outro lado do cinema que não conhecíamos”, explica o estudante.
O professor Lucas Alves participou de todo o processo de recuperação do córrego e ajudou Sanderley na produção do vídeo. Para ele, a experiência dos alunos com cinema se reflete na sala de aula. “Os alunos ganharam em desenvoltura para apresentação de trabalhos, melhoraram a dicção, postura, iniciativa e vários outros aspectos da vida escolar”, aponta. A professora Edilaine de Faria se surpreendeu com a proposta da oficina de documentários. Para ela, a iniciativa foi um divisor de águas. “Os alunos abraçaram o projeto e tomaram o controle dos próprios vídeos”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.