Pular para o conteúdo principal

Sesc poderá colaborar na formação de professores brasileiros


Canziani: é preciso focar a formação dos professores para garantir educação de qualidade
Possibilidade foi discutida em palestra da Comissão de Educação e da Frente Parlamentar da Educação

O Serviço Social do Comércio (Sesc) poderá auxiliar na formação continuada dos professores brasileiros. O assunto foi discutido em palestra promovida pela Comissão de Educação e pelaFrente Parlamentar Mista da Educação. O evento integra o ciclo de palestras "Educação em Debate".
Para o presidente da frente parlamentar, deputado Alex Canziani (PTB-PR), “não há como se falar em qualidade de educação, sem focar na formação continuada dos professores”. Segundo ele, o Sistema S, especialmente o Sesc, pode dar uma contribuição nesse sentido para o País. Na visão do parlamentar, vai demorar muito para que a universidade promova essa formação, por isso, seria necessário buscar instituições alternativas para auxiliar nisso.
O diretor-geral do Sesc, professor Carlos Artexes, concorda que a educação depende da qualidade do profissional. “O Sesc se coloca à disposição para colaborar com essa perspectiva”, disse.
De acordo com Artexes, está em elaboração, na instituição, um Plano Nacional de Formação de Professores, que atenderá não apenas aos milhares educadores do Sesc, como educadores da rede pública. Esse programa, que deverá ser implementado em 2017, terá foco no desenvolvimento integral dos professores, com abordagens relacionadas à cultura, à educação, à saúde, ao esporte e ao lazer.
Atuação do Sesc na educação
Criado há 70 anos, o Serviço Social do Comércio é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, com direção descentralizada e autonomia administrativa nos estados. O Sesc tem 509 unidades, atendendo a 2.200 municípios. Mais de 80% das atividades são gratuitas, subsidiadas pelo governo. Segundo Artexes, 1/3 da receita líquida da instituição é destinada à educação básica.
A instituição fortaleceu sua presença no campo educacional nos últimos 15 anos. Na educação básica regular, atende 65 mil alunos em 200 escolas, com 2.700 professores. Possui ainda 69 unidades do Sesc Ler, criadas especificamente para a educação de jovens e adultos, espalhadas por cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), principalmente no interior da Amazônia e do Nordeste.
Além disso, o Sesc possui uma ampla atuação no campo da educação não-formal, com cursos de idiomas, pré-vestibulares, cursos de valorização social para a população de baixa renda, programas de acompanhamento pedagógico, entre outros, com 150 mil matrículas anuais. Integra ainda o projeto de educação do serviço a Escola Sesc de Ensino Médio, uma escola-residência que existe há 10 anos e se tornou uma das mais importantes instituições de ensino médio do País. “A escola é um espetáculo, altamente inovadora”, salientou Alex Canziani.
Formação de professores
De acordo com Artexes, a maior parte dos professores que trabalha na rede do Sesc têm especialização, enquanto a porcentagem de professores especialistas na educação básica no Brasil é de menos de 10%.
A instituição já promove a formação de professores de forma regular, tanto para os educadores das escolas Sesc, como em parcerias com a rede pública. São cursos, oficinas, semanas pedagógicas, congressos, entre outras ações. Em 2015, as formações de educadores das escolas envolveram 2.776 participantes, e a ideia, com o plano nacional, é que isso seja ampliado. 
Os deputados Mauro Pereira (PMDB-RS) e Creuza Pereira (PSB-PE) elogiaram o trabalho da instituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015