Pular para o conteúdo principal
Pacote de ações vai garantir proteção hídrica em Goiás

Preservar as nascentes e promover a gestão dos recursos hídricos são os objetivos das medidas apresentadas nesta quinta-feira, dia 26, durante evento realizado pela Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima). A solenidade aconteceu no Centro Cultural Oscar Niemeyer e contou com as presenças da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, do governador Marconi Perillo, do presidente da Agência Nacional das Águas Vicente Andreu, do titular da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) Vilmar Rocha, entre outras autoridades.
Marconi Perillo enfatizou que o governo estadual tem realizado ações em vários aspectos. “Goiás foi o primeiro Estado a regulamentar o próprio Código Florestal. Também estamos fazendo o nosso dever de casa em relação ao saneamento ambiental. Quando assumi o governo em 1999, Goiás contava com 12 estações de tratamento de esgoto, nós então construímos outras e estamos com mais 12 em construção”.
Marconi acrescentou que está tendo investimentos na área hídrica. “Nós já temos as reservações, que vão garantir o abastecimento de água nas duas principais regiões metropolitanas pelo menos até 2050. Também fizemos todo um diagnóstico das áreas mais suscetíveis em relação a questão hídrica, selecionamos as 25 mais críticas, 48 intermediárias e as 172 que não precisaremos ter preocupação nos próximos anos”.
Plano
O Plano Estadual dos Recursos Hídricos, com investimentos de R$ 2,75 milhões, foi uma das medidas apresentadas e traça as perspectivas de abastecimento de todos os setores dos usuários de água. O titular da Secima, Vilmar Rocha, explica que o Plano dá as diretrizes, caminhos e referências do que será realizado e orienta os usuários da água quanto ao uso deste recurso nos próximos 20 anos.
Vilmar ressaltou a importância que a população tem ao participar de ações de preservação da água, como aconteceu na elaboração deste plano, quando foram realizadas consultas públicas durante todo o ano passado em diferentes regiões do Estado. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que este Plano deve ser implementado numa visão de gestão integrada com os comitês de bacia e com o controle de fontes de poluição.
A ministra ainda ressaltou durante coletiva que percebeu uma mobilização muito grande da população goiana para as questões hídricas. “Há um interesse da sociedade goiana de entender que preservando o meio ambiente você assegura a oferta de água. Saio daqui com o engajamento e a certeza que estamos indo em uma nova direção em que o País vai se mobilizar para a prevenção e vai ter a consciência que para viver em cidades, a gente precisa preservar nascentes, matas ciliares e portanto precisa valorizar o produtor rural”. Para ela, são necessários diálogos, parceiras e soluções. Ela aproveitou ainda para pedir que Goiás seja o estado campeão no Cadastro Ambienta Rural (CAR).
Mais ações
Na ocasião foram lançados os editais do programa Produtor de Água e do Nascentes Vivas e foi anunciado que Caldas Novas sediará o Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas (Encob), de 4 a 9 de outubro próximo. Composto por representantes do Poder Público, usuários e sociedade civil, o objetivo deste Encontro é discutir as diretrizes para a evolução do sistema para questões do uso da água e o desenvolvimento do Estado. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou que eventos como este dá a visbilidade e o dever  de olhar para o futuro.
No evento, também foi realizada a segunda edição da entrega da Comenda Berço das Águas, um reconhecimento do Estado de Goiás àqueles que se destacam na defesa e proteção dos recursos hídricos. Este ano foram homenageados o presidente da Agência Nacional da Água, Vicente Andreu; a ex-secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Rio Verde, Marion Kompier; o ex-presidente do Comitê da Bacia do Meia Ponte, Marcos Correntino e o produtor rural e ambientalista Fábio Santos.

 
Marconi Perillo entragando Comenda para Ministra de amaeio Ambiente Izabella Teixeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.