Pular para o conteúdo principal

STJ acolhe recurso do MP e mantém condenação de ex-prefeito de Goiatuba pela doação de áreas públicas

Acolhendo recurso especial interposto pela Procuradoria de Recursos Constitucionais do Ministério Público de Goiás, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu condenação do Tribunal de Justiça de Goiás em ação de improbidade contra diversos agentes públicos, entre eles o ex-prefeito de Goiatuba Marcelo Vercesi Coelho. A decisão do ministro Mauro Campbell Marques restabeleceu acórdão proferido pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás, que condenou o ex-prefeito Marcelo Coelho ao ressarcimento de R$ 44 mil, à perda da função pública e à proibição de contratar com o poder público, em razão do envolvimento na doação ilegal de áreas públicas.
Na decisão , o ministro afirmou que “constata-se que a circunstância de os imóveis terem sido doados para amigos, parentes e credores dos apelados, por si só, já é suficiente para demonstrar a existência de prejuízo ao erário exigido para a configuração da conduta ímproba. Ainda que assim não fosse, é certo que os bens doados importaram na transferência da propriedade destes imóveis para terceiros sem o cumprimento dos requisitos legalmente exigidos, o que evidencia, a toda clareza, o prejuízo alegado”.
Ainda foram condenados o ex-secretário da Administração, Aílton Caetano Pereira, o topógrafo Carlos Humberto Bernardes dos Santos, e o auxiliar de cartório Márcio Antônio Sousa à suspensão dos direitos políticos e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais.
Segundo sustentado pelo promotor de Justiça Adriano Godoy Firmino, os quatro envolvidos incorreram em crime de improbidade administrativa, lesionando gravemente o patrimônio da administração pública de Goiatuba, ao orquestrarem um esquema de doação de lotes, em favor deles próprios e de terceiros, em desconformidade com a lei. Na ação, o MP também argumentou que as doações infringiram a Lei Orgânica do Município, que estabelece que é proibido ao município doar bens, salvo com expressa autorização da Câmara Municipal, o que também não foi feito. As doações beneficiaram pessoas que tinham ligação direta ou indireta com os condenados. A Lei Municipal nº 1.605 também foi alterada, possibilitando, assim, que esses bens pudessem ser vendidos. 
Após o processo ter sido julgado improcedente no primeiro grau, o MP recorreu ao TJ-GO, que reformou a decisão.TJGO
Doações beneficiaram os agentes públicos, seus amigos e parentes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.

Partido Progressista deverá oficializar neste sábado Renata Borges como candidata a prefeita de Araporã

Pré candidata a prefeita de Araporã Renata Borges O partido progressista da cidade mineira de Araporá (PP) realiza convenção partidária na tarde deste sábado,30, no Teatro João Guimarães Rosa. A ex - vereadora e pré candidata a prefeita Renata Borges, deverá ser oficializada como candidata a prefeita. O possível nome de vice da chapa deverá ser do atual vereador Cabo Roberto, PSC. Os dois partidos deverão formar uma coligação com outros 11 partidos e lançar cerca de 48 candidatos a vereadores. Lideranças políticas do estado de Minas Gerais são aguardadas para prestigiar evento.