Pular para o conteúdo principal
Cai o endividamento de goianienses em março


Resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) do mês de março, divulgada hoje pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), revela que houve queda de 8,1% no número de endividados em relação ao mês de fevereiro último.  No entanto, o número registrado é 22% maior do que o de março de 2013, de acordo com o presidente da entidade, José Evaristo dos Santos.
Ao serem questionados sobre se possuem dívidas com cartões de crédito, cheques pré-datados, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestação de carros e seguros, 51,8% dos entrevistados disseram não possuir dívidas deste tipo.
Dos 48,2% que assumiram possuir dívidas, 65,2% revelaram que são com cartões de crédito e 38,3% com carnês de lojas.
Com relação ao nível salarial, há uma pequena variação. Quem ganha mais de 10 salários mínimos admite ter dívidas com cartões de crédito em primeiro lugar e financiamento de veículos, em segundo. Para o presidente da Fecomércio, o consumidor nos meses mais críticos do ano para o comércio, janeiro e fevereiro, começou a colocar as contas em dia, para voltar a consumir, o que se refletirá na intenção do consumo futura. “Esperamos que este índice de endividamento continue em trajetória descendente”, comenta.
No universo dos endividados, 58,5% disseram que não possuem dívidas em atraso, mas entre os 41,1% que responderam afirmativamente, 56,3% só têm condições de quitá-las parcialmente e outros 51,3% revelaram que o tempo de atraso já é superior a 90 dias. O estudo revela ainda que 43,4% dos entrevistados estão comprometidos com dívidas por mais de um ano.
Ao analisar os resultados da PEIC quanto à parcela da renda comprometida com dívidas 29% responderam ter mais de 50% dela destinada ao pagamento destes compromissos. Apesar da oscilação do índice, o presidente da Fecomércio disse que os empresários devem manter o otimismo quanto à retomada do consumo.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
- See more at: http://www.fecomerciogo.org.br/federacao-goiana/6234-cai-o-endividamento-de-goianienses-em-marco#sthash.LbdOryPi.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômi...

Carreira de professor desperta cada vez menos o interesse de jovens

Alguns estados pagam o piso salarial tanto para professor do nível médio quanto para  o do nível superior”,  diz o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo Foto:Arquivo/Agência Brasil A falta de reconhecimento e de condições de trabalho tem atraído cada vez menos alunos para uma profissão que já esteve entre as mais valorizadas no país: a de professor. O Dia do Professor é hoje, mas há motivo para comemorar? A cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem ...
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015