Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA CIVIL APRESENTA NA SEXTA-FEIRA CONCLUSÕES DO INQUÉRITO QUE APURA ATENTADO DE ITUMBIARA













































Força-tarefa que envolveu 80 policiais civis realizou em quase dois meses de investigações mais de 90 oitivas e 20 laudos periciais para descobrir as causas do atentado do dia 28 de setembro que levou à morte o então candidato à prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha, e o cabo Vanilson João Pereira. O vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, também foi baleado

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, anunciou nesta terça-feira (22/11), em Itumbiara, que a força-tarefa criada no âmbito da Polícia Civil para apurar a motivação do atentado que resultou na morte do candidato à prefeito daquele município, José Gomes da Rocha, já concluiu as investigações e apresentará, na próxima sexta-feira (25/11), a conclusão do inquérito.
Os resultados das investigações serão apresentados pela polícia em entrevista coletiva, em Itumbiara. A força-tarefa foi coordenada pelo delegado titular da Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), Douglas Pedrosa, e envolveu 14 delegados de polícia da especializada e de delegacias circunscricionais, além de agentes policiais de várias unidades, totalizando aproximadamente 80 profissionais. Num inquérito, as investigações buscam a materialidade, a autoria e a motivação do crime. No caso do atentado de Itumbiara, a materialidade e a autoria já estavam definidas no momento de instauração do inquérito. Por isso, as investigações buscaram a motivação do atentado.
Pacto pela Vida 
José Eliton abriu oficialmente a Conferência Municipal do Pacto Social Goiás pela Vida, em Itumbiara, ressaltando as lembranças que guarda daquele 28 de setembro, em que José Gomes da Rocha teve a sua trajetória pessoal e política interrompida de forma brutal. Lembrou também do cabo Vanilson João Pereira, de 36 anos, que como todos os policiais não hesita em dar a vida para proteger a sociedade. “Naquele momento, não fosse a atuação do cabo Vanilson, talvez tivéssemos um resultado muito mais trágico”, afirmou. “São lembranças dramáticas, mas, também são lições que nos marcam profundamente e nos levam a atuar com muito mais intensidade para a pacificação social”, disse ele.
De acordo com o vice-governador e titular da SSPAP, a segurança pública é um dever do Estado brasileiro, com os seus poderes constituídos, mas, que depende de mudanças conjunturais e estruturais. “Estamos investindo em tecnologia e em inteligência, equipando e fortalecendo os efetivos policiais e valorizando os profissionais, no entanto, tenho dito que segurança não se faz apenas com homens e armas, é preciso o envolvimento de todos”, disse José Eliton, na abertura da conferência. Conforme destacou, o Pacto Social Goiás pela Vida vem nesse contexto, e vai permitir a participação de toda a sociedade na discussão real dos problemas.
José Eliton afirmou que faz dele as palavras da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, de que é preciso mudanças conjunturais e estruturais para melhorar a segurança pública. “As conjunturais são essas a que fiz referência, mas há a necessidade de mudanças estruturais, por exemplo, nas leis penais”, lembrou o vice-governador. Ele afirmou que ou o país pensa seriamente nisso e promove uma mudança na realidade jurídica, com o Congresso Nacional assumindo a sua responsabilidade, ou não se terá uma segurança pública que atenda a todos os cidadãos de bem desse país.
Ao finalizar, José Eliton, destacou a sua emoção em voltar a Itumbiara e agradeceu as forças policiais, na pessoa do cabo Vanilson, que tombou durante o atentado. “Todos têm uma atuação fundamental na defesa da vida”, afirmou. Ao se referir ao então candidato a prefeito morto durante a carreata de campanha, o vice-governador disse: “Haverei de carregar na memória o amigo, de lembrar da sua dedicação e do seu amor pela cidade de Itumbiara; que a gente possa fazer sempre reverência a um líder que transformou essa cidade”.
FOTOS: JOTA EURÍPEDES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que