Pular para o conteúdo principal

Promotor recomenda adequação de parcerias com organizações da sociedade civil em Itumbiara

Fachada das Promotorias de Justiça de Itumbiara (foto:João Sérgio)
      
O promotor de Justiça Reuder Cavalcante Motta recomendou que o município de Itumbiara apresente medidas de planejamento e busque condições para que as parcerias firmadas entre a gestão municipal e as organizações da sociedade civil (OSC), em regime de mútua cooperação, atendam às normas previstas na Lei nº 13.019/2014, que passou a vigorar para os municípios a partir de 1º de janeiro deste ano. “Trata-se de um verdadeiro novo marco regulatório para a realização de parcerias com organizações da sociedade civil”, afirmou o promotor.
O documento foi entregue ontem (8/2) ao prefeito José Antônio Neto, ao procurador do município, Mauro Luís de Oliveira, e à presidente da Fundação Solidariedade (Funsol), Jaciene Machado. A Funsol é responsável por vários programas sociais no município.
Na recomendação é esclarecido que a nova norma institui regras gerais para as parcerias firmadas entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, fomento ou em acordos de cooperação. Englobam o conceito de OSCs nesta lei as associações e fundações, as cooperativas sociais e as que atuam em prol do interesse público e as organizações religiosas.
Desse modo, o promotor listou as principais mudanças ocorridas com o advento da lei, no tocante às parcerias firmadas entre os municípios e as organizações da sociedade civil. Para Reuder, o acompanhamento das adequações à nova norma é importante, além de “uma oportunidade de melhoria na qualidade do gasto público nos novos termos de parcerias, com maior controle da administração e melhor controle social, e uma nova frente de trabalho para o Ministério Público”. 
Algumas das modificações destacadas são a possibilidade de atuação em rede, a necessidade de a OSC ter tempo mínimo de um ano existência para firmar parcerias com os municípios, comprovar experiência anterior na realização de atividades ou projetos similares ao da parceria, assim como a capacidade técnica e operacional. Também deverão ser observados se nos estatutos existem cláusulas que indiquem a não distribuição de lucros; finalidade de relevância pública e social correspondente ao objeto da parceria; transferência de patrimônio para outra OSC, no caso de dissolução; escrituração de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e comprovação de regularidade jurídica e fiscal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.