Pular para o conteúdo principal

Prefeitura é contrária a aumento da taxa de esgoto e judicializa processo contra a Saneago






Prefeito de Itumbiara Zé Antônio
Desde que a Saneago, empresa concessionária que explora os serviços de água e esgoto em Itumbiara, anunciou um aumento de 80% na cobrança da taxa de esgoto em relação ao valor da água (passando de 20% para 100%), a Prefeitura de Itumbiara vem trabalhando para mudar esse quadro. Contrária a esse acréscimo, visto que a Saneago ainda não cumpriu seu propósito de melhorar e ampliar o tratamento de esgoto na Cidade, universalizando o serviço, conforme previsto em lei municipal e no contrato de concessão, o Poder Público Municipal, vem tentando, sem sucesso, acordos amistosos junto à direção da empresa, buscando impedir esse aumento significativo, sem que antes sejam promovidas as melhorias e ampliações necessárias no serviço. Diante da não obtenção de êxito em seu propósito, visto que a Saneago manteve a sua decisão do aumento, anunciado para vir nas contas de água dos itumbiarenses já no próximo mês, a Prefeitura decidiu entrar com uma ação judicial contra a concessionária.
O que o Município busca com essa ação é convencer a Saneago de que Itumbiara ainda não está apta para pagar a tarifa cheia, uma vez que o serviço ainda é ineficiente. Atualmente, apenas um dos três reatores de tratamento biológico existentes na Cidade, está em pleno funcionamento, o que tem sido insuficiente para tratar todo o esgoto gerado na Cidade, fazendo com que grande parte dele seja lançado nos mananciais sem receber o tratamento devido.
Conforme ressaltou o prefeito Zé Antônio (PTB), o objetivo inicial do Poder Público Municipal era buscar um acordo com a empresa, tentando convencê-la de que o aumento, nesta atual situação, não é legal, devendo a empresa primeiramente cumprir com as obrigações firmadas em contrato e previstas na lei municipal de 2005. “Tentamos ao máximo evitar a judicialização do processo, mas não podemos deixar de estar do lado da população em um momento desses. A cobrança é indevida e vamos lutar até o fim para impedir esse acréscimo na tarifa, pelo menos enquanto o serviço não for melhorado, ampliado e universalizado. Que fique claro que não somos contra a cobrança, mas sim contra o não cumprimento do acordado,” destacou.
JUSTIFICATIVA LEGAL
Vale destacar que a decisão de entrar com ação judicial contra a empresa, buscando impedir o acréscimo de 80%, foi tomada após várias tentativas de acordos, e amparados pela legislação, que prevê melhorias e ampliação no sistema de tratamento de esgoto na cidade, conforme apresentamos abaixo.
A Lei Municipal nº 3.010/2.005, votada e aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito José Gomes da Rocha em janeiro de 2005, deixa claro em seu artigo 1º, “ (...) a obrigatoriedade da Concessionária efetuar estudos, elaborar projetos e executar as obras de implantação e ampliação dos sistemas de tratamento e distribuição de água tratada. O artigo 4º deixa clara a justificativa do Município de não aceitar a cobrança. Ele diz: “A cobrança pelo serviço de coleta de esgoto será limitada a 20% (vinte por cento) do valor cobrado pelo consumo de água até a conclusão da construção da Estação de Tratamento de Esgoto e seu pleno funcionamento e não poluição dos nossos mananciais.”
A Cláusula quinta do contrato firmado entre as partes também evidencia toda a argumentação da Prefeitura. Comprove: “A SANEAGO se compromete a operar e manter, com eficiência, os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário implantados (...).”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que