Pular para o conteúdo principal

Em sessão temática sobre zika e dengue, Caiado denuncia negligência do governo no combate às doenças

O líder do Democratas, Ronaldo Caiado (GO), apresentou dados que mostram os motivos do agravamento dos casos e das complicações da dengue e da rápida proliferação do zika vírus no Brasil. Em 2015, por exemplo, apenas 13,7% dos recursos carimbados para combate ao mosquito transmissor foram executados. Os números da queda acentuada da execução orçamentária foram expostos em sessão temática sobre o tema realizada nesta quinta-feira (25/2) por iniciativa de Caiado e de outros senadores com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e especialistas ligados ao assunto.
“O problema da dengue e zika não se resolve da noite para o dia, mas podemos identificar sinais do por que das complicações no Brasil. Foram 843 óbitos por dengue em 2015 e já temos mais de 500 casos de microcefalia em bebês associados ao zika vírus. Esses números alarmantes são reflexo das reduções dos repasses para combate ao mosquito transmissor. Em, 2014, dos R$ 10 milhões carimbados para a prevenção e combate à dengue, apenas R$ 5,9 milhões foram executados. Em 2015, somente 13,7% do orçamento foi aplicado”, pontuou.
Caiado ainda apresentou os dados do Siafi relacionados aos recursos voltados para saneamento básico. “Os recursos destinados ao saneamento básico, determinante no combate ao mosquito, caíram 85% entre 2012 e 2016. Dados do Siafi. Fatores que demonstram o quanto a vida do mosquito foi facilitada”, alerta o parlamentar.

União da comunidade científica
Caiado questionou o ministro da Saúde sobre o uso de uma vacina já aprovada pela Anvisa para combater a dengue e da urgência da união do país com a comunidade internacional para enfrentar o problema. “Por que o governo não usa a vacina já registrada na Anvisa? Se alegam que é cara, por que não identificam grupos e regiões de risco? É possível definir um público-alvo. É crucial que o Brasil faça um esforço conjunto com a comunidade científica internacional para encontrar soluções e dar mais tranquilidade à população. Esforço como ocorreu no caso do ebola, contido rapidamente com a união do trabalho de especialistas de vários países. São questões que o governo precisa responder urgente”, finalizou o líder democrata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.