Pular para o conteúdo principal

Força-tarefa investiga atentado em Itumbiara

O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Edson Costa Araújo, disse que o atentado ocorrido durante uma carreata em Itumbiara nesta quarta-feira, dia 28, que resultou nas mortes do candidato a prefeito José Gomes e do cabo da PM, Vanilson João Pereira, de 36 anos, foi um ato covarde contra a cidadania e exercício político. Na ocasião, o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, e o advogado da Prefeitura, Célio Rezende, também foram baleados.
Os dois foram socorridos inicialmente no hospital municipal de Itumbiara, onde José Eliton foi submetido a uma cirurgia de emergência, e transferidos para Goiânia em uma UTI aérea. A chegada ao Hospital de Urgências de Goiânia Otávio Lage de Siqueira (Hugol) se deu por volta das 22h30 desta quarta-feira.  Eles estão internados em estado regular.
“Foram afetados os direitos dos cidadãos que estavam ali exercendo seus direitos políticos, seja do candidato que pela inconsequência do ato que teve a sua vida colhida e que foi elidido do processo  eleitoral e inclusive das pessoas, dos eleitores que tiveram seus direitos cerceados por esse ato bárbaro”, afirma.
O coronel destacou a importância da agilidade da resposta da polícia, que levou 11 segundos para reagir contra o suspeito de efetuar os disparos. Gilberto Ferreira, de 53 anos, estava lotado como motorista na Prefeitura de Itumbiara e teria atirado pelo menos 13 vezes com uma pistola semiautomática ponto 40. A polícia encontrou um carregador em posse do atirador, que morreu após a troca de tiros dentro do próprio carro. “A ação da polícia foi fundamental para a preservação de vidas. Se ele conseguisse recarregar a sua arma, o resultado poderia ter sido muito pior”, avalia.
Para investigar o crime e sua motivação, foi montada uma força-tarefa composta por 13 delegados da Polícia Civil e dois da Polícia Federal que vão permanecer na cidade até a elucidação definitiva do caso. Segundo o delegado-geral adjunto, Marcelo Aires Medeiros, Gilberto não tinha porte de arma e a pistola que ele usava não era registrada. Questionado sobre a possibilidade de se tratar de um crime encomendado, ele disse que nenhuma hipótese é descartada. “A Polícia Civil tem feito uma análise detalhada de todo o histórico do criminoso. Não há nenhum tipo de informação concreta que indique alguma personalidade agressiva ou conduta criminosa. Existem já algumas linhas de investigação e todas estão sendo estudadas para que possamos chegar ao resultado final o mais rápido possível”, acrescenta.
Ele informa que os policiais já fizeram reuniões e trocaram informações e a parceria se dará até o desfecho. Foram realizadas buscas nas casas dos dois filhos de Gilberto em Itumbiara e em uma cidade
de Minas Gerais, onde segundo Marcelo Medeiros foram encontradas armas de pressão e uma grande quantidade de drogas. Os dois, que não estvam em suas respectivas residências, não têm antecedentes criminais. A polícia espera ainda a realização dos laudos periciais para a conclusão da dinâmica dos fatos, para saber por exemplo quem era o alvo do atirador.
Já se sabe que ele desceu de um carro na contramão e efetuou os disparos a curta distância. Sete atingiram a caminhonete onde estavam as vítimas.
PM garante segurança nas eleições
A Polícia Militar também enviou tropas especializadas para Itumbiara, a fim de garantir a tranquilidade no município. O coronel Edson Costa Araújo desmentiu rumores sobre depredações na cidade e ataques que teriam sido cometidos por populares revoltados, dizendo que tudo não passa de boatos.
Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Carlos Antônio Borges, a partir de amanhã será deslocado reforço para todos os 17 Comandos Regionais da Polícia Militar para garantir a segurança e a tranquilidade durante o processo eleitoral. Carlos Antônio afirma que o ocorrido em Itumbiara foi um fato isolado, mas percebe-se um clima de animosidade em alguns municípios do Estado devido à proximidade das eleições. “A Polícia Militar tem uma preocupação com o exercício da cidadania em todas as cidade goianas”, diz.
Secretário de Segurança Pública em exercício, Edson Costa Araújo (centro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.