Pular para o conteúdo principal
Governo lança Plano Diretor da Região Metropolitana de Goiânia



O governador Marconi Perillo acaba de lançar o Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. A formulação do estudo para a elaboração do plano é de responsabilidade da Funape/UFG, e projeto que surgirá a partir desse estudo deverá ser entregue ao governo dentro de um prazo aproximado de dois anos. A Funape/UFG também é parceira do Governo de Goiás e atua junto à Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Sicam) e prefeituras da capital e do interior na formulação do plano.
De acordo com o governador, o plano mostra que o Governo de Goiás se antecipa e planeja os destinos da Região Metropolitana da capital. “Esse plano é um instrumento que atenderá ao princípio das funções públicas de interesse comum, definido no Artigo 90 da Constituição Estadual e dará suporte aos embates e à dinâmica socioeconômica dessa região até o ano de 2035”, afirmou o governador em discurso.
A formulação desse estudo, segundo ele, representa e resulta do entendimento de que o Estado precisa ajudar na governança administrativa da região, que muitas vezes esbarra em interesses e visões divergentes de uma ou de outra prefeitura, ou de um ou outro ente federado. “O Plano Diretor Integrado da Região Metropolitana é um avanço na regulamentação de aspectos diversos do cotidiano da grande Goiânia”, afirmou Marconi.
Região Metropolitana
A Região Metropolitana de Goiânia é uma da 12 regiões metropolitanas reconhecidas pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constitui-se hoje em um conglomerado que representa 36% da população do Estado. Essa região é responsável por 39% do PIB de Goiás, embora ocupe apenas 2,18% do território goiano atualmente. A região, de acordo com o governador, faz parte de um dos maiores eixos de desenvolvimento do País, que é o corredor Goiânia, Anápolis, Brasília. “Estudos da Urban Sistems mostram que 70 mil empresas deverão ser criadas nesse eixo até 2025, exigindo planejamento macro e unificado e não apenas decisões isoladas de um ou outro município”.
Instrumento crucial na formulação de políticas conjuntas
Para o governador, o plano será um instrumento crucial  na formulação de políticas conjuntas no que se refere ao uso do solo, habitação, mobilidade, tributação, aproveitamento dos recursos hídricos, proteção ambiental, promoção social e modernização institucional, entre outros aspectos. “Esse plano significa também que estamos atentos a todas as preocupações manifestadas pela sociedade nos últimos dias nos meios de comunicação. A partir dele poderemos tomar decisões que não subjuguem interesses e nem resultem em consequências danosas para nenhum dos municípios vizinhos, ou ao meio ambiente, por exemplo”, ponderou.
Entrega de veículos
Durante a assinatura de ordem de serviço para a elaboração do plano diretor, o governador também fez a entrega de chaves de quatro caminhões que darão suporte e maior segurança à aviação goiana. Os veículos, que atuam no combate a incêndios em aeroportos, serão repassados aos municípios de Itumbiara, Caldas Novas, Catalão e Rio Verde, até o próximo dia 18. Os veículos foram concedidos aos municípios por meio de parceria com o Governo Federal e Banco do Brasil e recursos provenientes do Fundo Aeronáutico da Secretaria de Aviação Civil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.