Pular para o conteúdo principal

Desembargador Gerson Santana Cintra
Suspensa liminar que impedia a prefeitura de São Simão de
executar músicas na cidade
 O desembargador Gerson Santana Cintra (foto) suspendeu liminar que proibia a prefeitura de São Simão de executar qualquer obra musical, radiodifusão, lítero-musical e fonogramas no município, enquanto a instituição pública não providenciasse a prévia e expressa autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD).
A Prefeitura de São Simão protocolizou agravo regimental para reformar a decisão, ressaltando que a medida não pode prevalecer, pois seus efeitos serão irreversíveis ao município, já que a cidade é turística e conhecida por realizar um dos carnavais "mais agitados" do Estado de Goiás. A instituição pública complementou que, assim, deixaria de arrecadar tributos, não cumprindo com suas obrigações de assegurar cultura, lazer e fomento ao comércio, e que seria obrigada a rescindir contrato com artistas e prestadores de serviço, pagando multa e tendo de responder pelos danos causados.
Segundo o magistrado, não existe a presença de requisitos exigidos pela legislação processual civil para a concessão de liminar que impeça a execução de obras musicais na cidade, mas sim, os pressupostos legais para a concessão do efeito suspensivo da liminar. Ainda de acordo com ele, o ECAD não demonstrou o perigo iminente, irreparável ou de difícil reparação que está prestes a sofrer – e que poderia manter a decisão. “Isso ocorre porque, caso o município realize eventos sem a expressa autorização recebida após o pagamento dos valores atinentes aos direitos autorais, o agravado poderá providenciar a devida cobrança judicial, atividade típica da sua natureza fiscalizadora”, ressaltou.
Por fim, o desembargador enfatizou que o perigo da demora pode prejudicar é o município de São Simão, já que a suspensão da execução das obras musicais pela prefeitura, que é cidade turística, impediria a cidade de realizar o Carnaval. “Entretanto, é imperioso destacar que a presente fase recursal é revestida de caráter de urgência, bem como possui natureza excepcional, destinada a casos de dano iminente que sequer podem aguardar a análise meritória a ser realizada pelo órgão fracionário responsável”, disse.
Histórico
Consta dos autos que o ECAD tinha ajuizado ação de cumprimento de preceito legal com pedido de liminar contra o município de São Simão, sob o argumento de que a prefeitura estava utilizando obras musicais, em espaços e logradouros públicos, sem o pagamento do valor devido a título de direitos autorais e sem obter previamente a necessária autorização dos titulares dos direitos. Foram apresentações e shows realizados nos anos de 2008, 2010, 2011, 2012 e 2014.
Por esse motivo, o ECAD requereu a concessão de liminar para que o município não executasse obras musicais, sem a prévia e expressa autorização autoral, sob pena de multa diária. O pedido de liminar foi deferido e mantido, após interposição de agravo de instrumento pela prefeitura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. No