Pular para o conteúdo principal
Governo mobiliza prefeitos contra dengue
O governador Marconi Perillo e o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, reúnem-se com prefeitos e secretários dos 246 municípios goianos para ampla mobilização contra a dengue a se realizar nesta sexta-feira, dia 27, às 11h. O evento acontece no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. De acordo com o boletim referente à sexta semana epidemiológica do ano, Goiás registrou aumento de 36,70% no número de notificações da doença em comparação com o mesmo período do ano passado. Já são 19.584 casos e onze óbitos sob investigação.
No evento, Leonardo Vilela apresentará dados atualizados sobre o avanço da epidemia e vai destacar o papel de cada um – União, Estado, Municípios e População – na agilidade do diagnóstico e cuidados com o doente, na caça ao agente transmissor da dengue, o mosquito
 Aedes Aegypti. Será feito um resumo das ações recentes do Governo, em especial nos 30 municípios que estão em situação de risco.
A convite da Secretaria, o prefeito de Aruanã, Paulo Valério, detalhará a experiência bem sucedida do município no combate à endemia. Aruanã registrou, até agora, apenas duas notificações da doença em 2015, contra 49 no ano passado. Ele vai frisar que é importante os prefeitos capitanearem, pessoalmente, o exército de agentes que batalham contra a dengue e vai mostrar que o sucesso está ao alcance de todas as prefeituras.
Leonardo vai apresentar um relato do trabalho de acompanhamento que os técnicos do Estado têm feito junto a secretários e representantes dos 30 municípios que estão em situação de alerta e falará da campanha publicitária para conscientização da população, que será veiculada nos meios de comunicação nos próximos dias.
A Secretaria de Saúde trabalha em duas frentes: a emergencial e outra para médio e longo prazo. A primeira é formada por uma força-tarefa que viaja toda semana aos municípios em situação de risco – os últimos a receberem a visita dos técnicos foram Piracanjuba, Hidrolândia, Palmeiras, Itumbiara, Alto Paraíso, Caldas Novas e Pirenópolis. A SES monitora ações de controle e faz o acompanhamento técnico dos agentes de endemias – que são servidores das prefeituras.
A Força-tarefa conclui, nos próximos dias, licitação para compra de 250 cadeiras para hidratação de pacientes com dengue, a serem distribuídas nos municípios onde o número de notificações é maior. Também está em aquisição mais bombas de UBV veiculares e costais, suficientes para complementar o trabalho dos agentes e licitadas 20 caminhonetes para renovação da frota de bombeamento do inseticida.
Há investimento na modernização da estrutura física, pessoal e logística de informática da SES, com foco na adequação da quantidade de computadores, acesso à internet e capacitação de funcionários para manusear os softwares usados pelo poder público. Com o Laboratório Central (LACEN), vinculado ao Estado, abriu-se diálogo para tornar mais ágil a conclusão de laudos sobre amostras de pacientes com suspeita de contaminação. Os municípios em situação de alerta receberam cartas com orientações para o combate adequado ao mosquito.
Na imprensa, técnicos, médicos, superintendentes e o secretário Leonardo Vilela alertam, dia e noite, para os cuidados que a população deve ter: tampar recipientes que podem servir de criadouros para o Aedes e, principalmente, manusear de forma correta o lixo. Estudo recente feito com informações dos agentes, concluiu que 80% dos criadouros encontram-se dentro dos próprios domicílios – onde o acesso dos profissionais do poder público é difícil – e, desses 80%, quase a metade encontra-se no lixo descartado de maneira inadequada.
 
A Secretaria trabalha em parceria com o Ministério Público para estreitar relações com as equipes técnicas dos municípios e garantir que tanto o manejo ambiental quanto o manejo clínico dos pacientes e o trabalho de orientação educativa sejam feitos de forma correta pelas prefeituras. A última reunião entre MP e SES aconteceu no dia 06 de fevereiro. Participaram o secretário Leonardo Vilela e o representante do Ministério Público Estadual e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, promotor Érico de Pina Cabral.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
Em paralelo às ações emergenciais, a Secretaria de Saúde estruturou um Centro avançado de informações, o CONECTASUS, onde está instalado o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde/CIEVS e a Sala de Situação de Dengue onde ocorrem reuniões sistemáticas para avaliação de doenças, entre elas a Dengue, no Estado de Goiás. A Secretaria de Saúde também avança no planejamento de médio e longo prazos para impedir que, nos próximos anos, Goiás passe por uma epidemia como que passou no ano de 2013. O Plano de Contingência elaborado pelo Governo com base em diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, delega responsabilidades para todos os entes envolvidos no combate à endemia, a partir do momento em que são realizadas as notificações.
Segundo a OMS, a dengue continua sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo e permanece a estimativa que 2,5 bilhões de pessoas – cerca de 40% da população mundial – estão sob o risco de contrair dengue e que ocorram anualmente cerca de 50 milhões de casos. Desse total, estima-se que cerca de 500 mil pessoas com dengue grave necessitam de hospitalização a cada ano e pelo menos 2,5% morrem em consequência da doença (OMS 2014).,





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. No