Pular para o conteúdo principal

Alunos da rede estadual exibem documentários no Fica

No currículo, um filme realizado e transmitido durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2016). Esta é a realidade de Gabriella Mendes e outras sete amigas do 6º ano do Colégio da Polícia Militar de Goiás Professor João Augusto Perillo, na cidade de Goiás.
As alunas, produtoras do filme Um olhar poético nas margens do Rio Vermelho integram o Programa de Conscientização Ambiental e Cidadania, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).
Jaquelline Farias foi uma das alunas e ficou responsável pela fotografia do documentário junto com  Gabriella. Conhecedora do programa Viva Vídeo, Daiane foi a responsável pela edição e por parte da escolha da trilha sonora. “Foi tão legal fazer o vídeo e vê-lo sendo transmitido no Fica. Eu sempre vi o festival porque moro aqui em Goiás, mas nunca imaginei que teria essa possibilidade de transmitir nosso filme. Dá orgulho.”, afirma Rayane Souza, mais uma integrante do grupo.
E as meninas não foram as únicas. No total, mais de 350 alunos participaram da oficina de documentário ambiental promovida pela Secima e 27 filmes foram selecionados para a mostra que está sendo realizada no Quartel do Vinte. Apenas na quarta-feira, dia 17, mais de 250 alunos de Goiânia, Itumbiara e cidade de Goiás estiveram na mostra conferindo os próprios vídeos e discutindo temáticas como falta de água, excesso de lixo, reciclagem, Césio 137, entre outros tópicos.
Mais produções
Pela manhã, um grupo de Goianésia compareceu à mostra. Entre os documentários, Canteiro Biosséptico, produção de Sanderley Oliveira, aluno do 3ª ano do ensino médio do Colégio Militar de Goianésia. O documentário aborda o Córrego Santa Família e um projeto de recuperação de matas ciliares e saneamento básico. “Foi uma experiência difícil, mas recompensadora. A oficina de documentário ambiental que fizemos dentro do programa da Secima nos mostrou o outro lado do cinema que não conhecíamos”, explica o estudante.
O professor Lucas Alves participou de todo o processo de recuperação do córrego e ajudou Sanderley na produção do vídeo. Para ele, a experiência dos alunos com cinema se reflete na sala de aula. “Os alunos ganharam em desenvoltura para apresentação de trabalhos, melhoraram a dicção, postura, iniciativa e vários outros aspectos da vida escolar”, aponta. A professora Edilaine de Faria se surpreendeu com a proposta da oficina de documentários. Para ela, a iniciativa foi um divisor de águas. “Os alunos abraçaram o projeto e tomaram o controle dos próprios vídeos”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.