Pular para o conteúdo principal

Reajuste dos professores

A Comissão Mista deve apreciar nesta semana projeto do Governo que concede reajuste aos professores da rede estadual de ensino.

Tramita na Assembleia Legislativa o processo nº 2494/16, de autoria do Governo do Estado que propõe reajuste salarial aos professores da rede pública estadual. A matéria, que chegou à Casa em 16 de agosto, encontra-se na Comissão Mista, sob relatoria da deputada Eliane Pinheiro (PMN), e deve constar na pauta da próxima reunião da Comissão.
No texto, a Governadoria propõe reajuste de 11,36% aos vencimentos dos cargos de Professor, Níveis I e 11, do Quadro Permanente e Professor Assistente, Níveis A, B, C e D, do Quadro Transitório.
Na sessão ordinária da quarta-feira, 24, a deputada Isaura Lemos (PC do B) apresentou requerimento no qual solicita que o reajuste se estenda a todos os professores vinculados à rede pública estadual. Segundo a parlamentar, todos os professores precisam ser melhor remunerados e não há razão para beneficiar um grupo em detrimento dos demais profissionais que compõem a categoria. 
No projeto, entretanto, o Governo explica que a medida visa ao cumprimento do piso salarial nacional do magistério público da educação básica, prevista em lei federal, e que, no momento, o Estado não possui recursos suficientes para conferir reajuste aos professores que já possuam remuneração superior ao piso da profissão.
“A presente proposta não abrange todos os Professores da Lei nº 13.909/2001 em virtude da incapacidade momentânea do Estado em suportar a despesa do reajuste no mencionado índice", justifica a Governadoria. 
De acordo com a proposta, entretanto, a data-base deve beneficiar todos os professores do quadro estadual. "Ressaltamos que os profissionais que não estão sendo contemplados pelo reajuste do Anteprojeto encaminhado já recebem acima do piso nacional e serão contemplados pela revisão geral anual, quando esta for encaminhada”, promete o Governo.
A proposta determina que o reajuste retroativo ao período de 1° de janeiro a 31 de agosto de 2016 seja parcelado em sete vezes e que, conforme relatório de impacto elaborado pela Secretaria de Gestão e Planejamento, os cálculos respectivos levam em consideração a extensão do novo piso salarial aos inativos do magistério com direito a paridade remuneratória.
O projeto é acompanhado de anexo, que demonstra os impactos anuais estimados. Para o ano de 2016, a proposta prevê ônus de R$ 16.684.865,50. Em 2017, a mudança consiste em acréscimo de R$ 23.358.811,70 sobre a folha de pagamento do magistério público estadual.
Após passar pela análise da Comissão Mista, a propositura será discutida e votada em duas rodadas pelo Plenário da Casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.