Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Goiatuba é acionada para efetuar o pagamento dos servidores municipais em dia

O promotor Rodrigo Sé Patrício de Barros, da 2ª Promotoria de Justiça de Goiatuba, acionou o município de Goiatuba, na pessoa do prefeito Fernando Carlos de Vasconcelos, para que efetue em dia o pagamento dos servidores municipais, bem como os repasses ao GoiatubaPrev, que é o instituto de previdência dos servidores; ao IAG, instituto de assistência; e aos bancos.
Conforme apurado, desde que o atual prefeito de Goiatuba assumiu o cargo, em 2013, a folha de pagamento dos funcionários públicos vem sofrendo atrasos. O pagamento que, de acordo com a Lei Orgânica do município, deve ser feito até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido tinha o costume de ser efetuado ainda no mês trabalhado. Além disso, segundo o previsto em lei, a remuneração dos servidores deve preceder qualquer outro compromisso financeiro da administração pública. 
Em 2015, além dos atrasos no pagamento, o repasse dos valores descontados em folha dos servidores a título de contribuição previdenciária e de empréstimos consignados também passou a sofrer atrasos. Deixar de fazer o repasse à previdência social no prazo, segundo o promotor, pode configurar crime, previsto no artigo 168-A do Código Penal. O 13º salário dos servidores correspondente ao ano de 2015, que costumava ser pago no mês de aniversário, também não foi entregue aos servidores, desobedecendo ao prazo-limite, que era até o dia 20 de dezembro. 
Como justificativa ao promotor, o prefeito culpou a crise econômica, que teria reduzido as receitas do município. O promotor ressalta, porém, que tal alegação nunca foi acompanhada de documentos comprovativos. Diante disso, ele destaca que não restou alternativa a não ser propor a ação, para compelir Fernando Vasconcelos a cumprir o disposto em lei.
O MP requer, então, a condenação do município nas obrigações de fazer, consistentes em: efetuar o pagamento integral da folha dos servidores municipais até o quinto dia útil; efetuar o pagamento do 13º salário referente ao ano de 2015; pagar o 13º referente a 2016 até o dia 20 de dezembro do respectivo ano; repassar todos s valores descontados na folha de pagamento a título de contribuição previdenciária ou de assistência social ao respectivo instituto e repassar todos os valores descontados a título de empréstimo consignado aos bancos ou instituição financeira credora. Em caso de descumprimento de qualquer uma das obrigações, será aplicada multa diária pessoal no valor de R$ 1 mil.

Requer também que a prefeitura se abstenha de efetuar o repasse do valor líquido da folha de pagamento para fazer o crédito na conta dos servidores até que possua em caixa o valor total bruto referente a folha. Quer ainda que se abstenha de realizar o pagamento de qualquer outro compromisso financeiro antes de concluir o pagamento da folha salarial vencida de todos os servidores. Com informações do MP/GO.
Pagamento de salários, repasses previdenciários e 13º estão atrasados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.