Pular para o conteúdo principal
Cai o endividamento de goianienses em março


Resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) do mês de março, divulgada hoje pela Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), revela que houve queda de 8,1% no número de endividados em relação ao mês de fevereiro último.  No entanto, o número registrado é 22% maior do que o de março de 2013, de acordo com o presidente da entidade, José Evaristo dos Santos.
Ao serem questionados sobre se possuem dívidas com cartões de crédito, cheques pré-datados, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestação de carros e seguros, 51,8% dos entrevistados disseram não possuir dívidas deste tipo.
Dos 48,2% que assumiram possuir dívidas, 65,2% revelaram que são com cartões de crédito e 38,3% com carnês de lojas.
Com relação ao nível salarial, há uma pequena variação. Quem ganha mais de 10 salários mínimos admite ter dívidas com cartões de crédito em primeiro lugar e financiamento de veículos, em segundo. Para o presidente da Fecomércio, o consumidor nos meses mais críticos do ano para o comércio, janeiro e fevereiro, começou a colocar as contas em dia, para voltar a consumir, o que se refletirá na intenção do consumo futura. “Esperamos que este índice de endividamento continue em trajetória descendente”, comenta.
No universo dos endividados, 58,5% disseram que não possuem dívidas em atraso, mas entre os 41,1% que responderam afirmativamente, 56,3% só têm condições de quitá-las parcialmente e outros 51,3% revelaram que o tempo de atraso já é superior a 90 dias. O estudo revela ainda que 43,4% dos entrevistados estão comprometidos com dívidas por mais de um ano.
Ao analisar os resultados da PEIC quanto à parcela da renda comprometida com dívidas 29% responderam ter mais de 50% dela destinada ao pagamento destes compromissos. Apesar da oscilação do índice, o presidente da Fecomércio disse que os empresários devem manter o otimismo quanto à retomada do consumo.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor é um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
- See more at: http://www.fecomerciogo.org.br/federacao-goiana/6234-cai-o-endividamento-de-goianienses-em-marco#sthash.LbdOryPi.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.