Pular para o conteúdo principal






MP propõe ação civil pública para regularizar estrutura do Conselho Tutelar de Inaciolândia

O promotor de Justiça Marcelo de Freitas, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Cachoeira Dourada, propôs, na última segunda-feira (17/3), ação civil pública com pedido de tutela antecipada contra o município de Inaciolândia para garantir a estruturação do Conselho Tutelar. De acordo com o promotor, o conselho só tem funcionado de forma burocrática, privando crianças e adolescentes do atendimento tutelar previsto na Lei nº 8.069/90.
Segundo consta no documento, o Ministério Público fez visita ao local onde estava sediado o órgão em julho de 2013 e constatou que faltam veículos, aparelhos celulares para o plantão, linhas telefônicas fixa e móvel e computadores, impedindo a plena execução das diretrizes de trabalho.
Em fevereiro de 2014, sem consulta ou aviso aos conselheiros tutelares e aos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a prefeitura transferiu a sede do Conselho Tutelar para o atual local. De acordo com a ação, a nova edificação não possui infraestrutura adequada para a realização das atividades tutelares.
Na ação, o promotor pede a concessão de liminar para que seja determinada a notificação prévia do representante legal de Inaciolândia para que, no prazo de 72 horas, caso queira, possa prestar as explicações sobre o caso. Ele também pede liminarmente que seja determinado ao prefeito que providencie em até 30 dias uma linha telefônica fixa apta a realizar ligações interurbanas; um veículo com documentação regularizada e em bom estado de conservação para ficar à disposição do Conselho Tutelar; um computador novo; além de cadeiras para mesa de computador, tinta para impressora, armários para arquivo, bebedouro e geladeira, telefone celular com linha móvel e material de limpeza.
Marcelo de Freitas requer ainda, no mérito da ação, que o município seja obrigado a entregar, em um prazo de seis meses, a contar da decisão judicial, imóvel próprio para servir de sede ao Conselho Tutelar, devendo conter as instalações adequadas para o trabalho realizado pelo órgão. O promotor pede também a confirmação das medidas deferidas liminarmente.
Em caso de não cumprimento da decisão, é requerido que seja aplicada multa diária de R$ 1.000,00, imposta ao prefeito, a ser recolhido ao Fundo Estadual da Saúde.MP-GO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.