Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar reforça policiamento especializado em Goiás

Consolidando o avanço de um importante passo do processo de fortalecimento do policiamento especializado em Comando de Operações Especiais (5)Goiás, a Polícia Militar realizou no início desta semana a inclusão de 25 policiais ao Batalhão de Choque. O aumento do efetivo integra as ações programadas para combater a criminalidade e reforçar a segurança da população. No ano passado, a unidade conquistou sua sede própria, realizou dois cursos de formação, recebeu novas viaturas, coletes antibalísticos e armamento. O Curso de Operações de Choque foi realizado sob a coordenação do Comando de Ensino da Polícia Militar.
Giro
O Comando Geral da Polícia Militar, dando continuidade ao processo de fortalecimento das unidades especializadas, realizou, em 2013, abertura de seleção interna para reforçar o efetivo do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro). Criado em 1998, o Giro se tornou sinônimo de eficiência e agilidade no atendimento de ocorrências nas ruas da capital. Em média, o tempo de resposta varia de um a três minutos, garantindo o atendimento de quase 100% das solicitações.
Rotam
Canil - Duas Mulheres participaram do Curso de Condutores de Cães (1)No dia 22 de abril completa um ano que as Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) retornaram às ruas 24 horas. A volta do grupo de elite em tempo integral marca o recomeço das ações de reestruturação e reforço das especializadas. Em menos de um ano, a Rotam triplicou seu efetivo e quadruplicou o número de equipes nas ruas. “Todos esses investimentos contribuíram para fortalecer nossas ações na capital e cidades da Região Metropolitana”, explica o comandante da Rotam, tenente-coronel Renato Brum dos Santos.
COE
No ano passado, com a inclusão de 25 integrantes à Companhia de Operações Especiais (COE), a PM fortaleceu ainda a unidade responsável pela atuação em situações críticas que envolvem sequestro, resgate de reféns, incursões em locais de alto risco e outras modalidades de ocorrências mais graves.
Também em 2013, a Polícia Militar realizou o 1º Curso Tático Explosivista Policial (CTEP). Os policiais militares, dentre eles duas mulheres, passaram a integrar o efetivo da Companhia de Operações Especiais (COE), especializada em atender ocorrências que envolvem ameaças de bomba e outros artefatos explosivos.
Combate ao tráfico de drogas
Criado em abril de 2012 com o objetivo de reforçar a fiscalização nas divisas, o Comando de Operações de Divisas (COD) contabiliza recorde de apreensões de drogas em Goiás. Desde sua implantação, a unidade apreendeu quase 10 toneladas de entorpecentes (9,9 mil quilos). O COD se destaca também pela sua atuação de repressão e combate aos crimes de contrabando, descaminho, receptação, roubo e porte ilegal de arma de fogo.
Comando de Operações Especiais (1)Para impulsionar as ações do Comando de Operações de Divisas, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito Alves, destaca que cinco novas bases serão instaladas este ano nos municípios de São Miguel do Araguaia, Britânia, Luziânia, Catalão e Itumbiara. Atualmente o COD conta com bases nas cidades de Cachoeira Alta, Aporé, Chapadão do Céu, Piranhas, Jataí, Goiânia, Corumbaíba, Cabeceiras, Posse e Campos Belos. Com a implantação das novas unidades, o COD contará com 15 bases localizadas em pontos estratégicos de Goiás.
Complementando o processo de reestruturação das companhias e batalhões especializados, a PM criou, em Aparecida de Goiânia e na cidade de Goiás, a Companhia de Policiamento Especializado (CPE), concluiu o 1º Curso de Condutores de Cães de Emprego Policial (Cocep), reforçou o policiamento especializado em Anápolis e os Grupos de Patrulhamento Tático (GPTs) nas cidades do interior.
Comandante-geral da PM
Comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, explica que as ações de fortalecimento das unidades especializadas atendem às diretrizes do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e integram o planejamento estratégico elaborado pelo comando da corporação. “As unidades especializadas desempenham uma importância fundamental, apoiando e realizando grandes ações de prevenção e combate à criminalidade”, complementa.
Giro (2)Além das ações repressivas, coronel Silvio Alves ressalta que a PM goiana também está antecipando o trabalho preventivo nas ruas. “Embora Goiânia não seja uma cidade-sede da Copa do Mundo, estamos bem perto de Brasília e estaremos preparados para intervir em situações de vandalismo, garantir a incolumidade das pessoas e o exercício pleno da democracia”, pontua.
Goiás Agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.