Pular para o conteúdo principal

Votação da Emenda das Diretas Já completa 30 anos

Vestidos de verde e amarelo e com bandeiras nas mãos, em quase todo o país o povo saía às ruas para pedir o fim da ditadura e o direito de escolher o futuro do Brasil. Esse era o cenário há exatos 30 anos, no dia 25 de abril de 1984, quando a Câmara dos Deputados se preparava para votar a chamada Emenda Dante de Oliveira, ainda em meio ao regime de exceção. Praticamente todos os olhos da nação se voltaram para Brasília, palco da decisão sobre a possibilidade de realização de eleições diretas para presidente da República, depois de mais de 20 anos.
Artistas, intelectuais, esportistas, políticos e milhões de cidadãos brasileiros pressionavam os deputados para a aprovação da emenda das Diretas Já. Se de um lado o povo pressionava os deputados pela aprovação da emenda, do outro militares e defensores do regime trabalhavam pela rejeição.
Foram diversas manifestações, em várias partes do país, antes da emenda chegar ao plenário da Câmara. O primeiro comício ocorreu em Curitiba (PR), depois Salvador (BA), Vitória (ES) e Campinas (SP). A manifestação mais marcante ocorreu na Praça da Sé, no centro de São Paulo, onde 1 milhão e meio de pessoas ecoavam o grito pelas diretas.
Se aquele dia 25 de abril começou com o brilho da esperança, terminou com uma enorme frustração. Faltaram 22 votos para que a Diretas Já fosse aprovada. Foram 298 votos a favor, 65 contrários e 3 abstenções. Seriam necessários 320 votos favoráveis. Da galeria da Câmara, centenas de pessoas vaiaram o resultado e deram o primeiro passo para que a luta pela volta da democracia continuasse.
A base do governo militar na Câmara, representada pelo PDS, boicotou a sessão, e 113 deputados, a maioria da sigla, não apareceu para votar. Mas aquela derrota pressionou ainda mais o regime militar. A oposição passou a articular um nome para derrotar Paulo Maluf, então candidato oficial dos militares. O nome escolhido foi o do então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves.
No Colégio Eleitoral, o mineiro derrotou Paulo Maluf, abrindo caminho para um governo liderado por um civil. Tancredo Neves, no entanto, acabou não assumindo a Presidência da República. A morte dele foi anunciada no dia 21 de abril de 1985. O então vice-presidente escolhido, José Sarney, que trocara o PDS pelo PMDB no ano anterior, assumiu o cargo.
Em junho de 1985, Sarney convoca a Assembleia Nacional Constituinte. Três anos depois, e passados quatro anos da derrota da Emenda Dante de Oliveira, o Congresso promulgou a nova Constituição, a Constituição Cidadã, que reestabeleceu a democracia no país. No ano seguinte, pelo voto direto, o Brasil elegeu Fernando Collor de Mello o primeiro presidente eleito democraticamente após 21 anos de regime militar e de cinco anos de um presidente civil eleito indiretamente.Agencia Brasil
Deputado Dante de Oliveira defende a emenda das Diretas Já na sessão do dia 25/. Deputado Dante de Oliveira defende a emenda das Diretas Já Foto:www2.camara.leg.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015
Dr.Wender é eleito presidente da  Unimed Regional Sul de Itumbiara Presidente recem eleito Dr. Wender  Barbosa de Freitas   A presidência da Unimed Regional Sul de Itumbiara vai mudar. Numa disputa acirrada, a chapa dois liderada pelo atual presidente Dr.Osvair José Rodovalho, da chapa dois, denominada “Gestão Medica com Transparência” não teve votos suficiente para se manter no comando da empresa. Com 123 votantes, a chapa um “Coerência com Dinamismo” liderada pelo medico ortopedista Dr. Wender Barbosa de Freitas venceu a eleição com 62 votos a favor, enquanto a chapa dois do atual presidente obteve apenas 60 votos. A votação, que aconteceu durante todo o dia da última terça feira no auditório da Unimed e teve ainda um voto nulo. Entre as propostas da chapa vencedora está a valorização do cooperado.