Pular para o conteúdo principal
Cresce participação da mulher no mercado, mas salário segue desigual

Apesar de liderar a ocupação das vagas no mercado de trabalho em Goiás, as mulheres seguem sem a devida equiparação salarial com os homens. É o que revela novo estudo sobre o tema realizado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) em função do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8).
Realizado com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (coletadas da Rais e Caged), o estudo mostra que 65,45% das 70 mil novas vagas de trabalho geradas em Goiás em 2013 foram ocupadas por mulheres. Em 2014 foram mais 25,3 mil novos postos e, de novo, mais da metade (52%) foram preenchidas por carteiras de trabalho femininas. A maior parte dessas ocupações está na área de serviços e concentra-se na faixa etária feminina de 18 a 49 anos.
Segundo os pesquisadores do IMB/Segplan, esse comportamento do mercado de trabalho com relação à ocupação feminina não é recente. Ao analisar a taxa de crescimento do emprego formal por sexo em uma série histórica de 10 anos (2005 a 2014), observa-se que a variação relativa para o sexo feminino foi bem maior que para o masculino, com 88,91% e 66,94%, respectivamente.
Escolaridade e remuneração 
Outra constatação importante da crescente ocupação feminina no mercado de trabalho em Goiás, notam os pesquisadores, é que ela se dá em diferentes níveis de escolaridade. Em 2013, por exemplo, houve aumento na participação feminina no mercado de trabalho formal tanto no ensino médio completo (de 43,83% em 2012 para 44,41%) quanto no superior completo (de 61,16% para 62,38%), onde concentra maior número de empregos.
 
Os pesquisadores do IMB/Segplan creditam essa ampliação do leque profissional das mulheres nos últimos anos ao aumento de sua escolaridade e diversificação de suas escolhas educacionais. Mas apesar desse crescimento quantitativo das mulheres no mercado de trabalho, a remuneração média delas continua menor do que a dos homens em todos os níveis de escolaridade. Esta diferença é maior nos níveis do ensino fundamental (homens ganham em média 49,19% a mais) e superior completo (homens ganham em média 47,49% a mais).
 
Além da histórica discrepância no pagamento médio entre homens e mulheres, os pesquisadores do IMB pontuam, por exemplo, que a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2013 mostra que os rendimentos médios dos homens e das mulheres registraram aumentos reais diferentes, sendo 3,70% para eles e 1,71% para elas. Ou seja, além de ganhar menos, as mulheres seguem tendo correções salariais menores do que seus pares no trabalho, uma realidade ainda longe de ser alterada.
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. No