Pular para o conteúdo principal
Em procedimento inédito, Crer realiza captação de órgãos


A Central de Transplantes do Estado comemora mais uma ação inédita. Pela primeira vez, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou uma captação de órgãos e tecidos de uma paciente internada na UTI do Hospital e que estava com morte encefálica.
O procedimento foi feito na última quarta-feira, dia 25, e foram captados o fígado, os dois rins e as duas córneas, o que significa que cinco pacientes se beneficiarão com as doações. Cerca de 30 profissionais participaram de todas as etapas da captação até a retirada dos órgãos.
O procedimento ainda contribuiu para triplicar o número de doações de órgãos em Goiás em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Em 2014 foram apenas três, enquanto que este ano já houve nove. “É uma vitória, uma conquista de toda a sociedade. Esse aumento é reflexo de todas as ações que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos. Hoje percebemos que a população e os profissionais de saúde estão mais conscientes sobre a importância da doação” destaca Luciano Leão, Gerente da Central de Transplantes. Ele ainda pontua que periodicamente são realizadas pela Central capacitação de profissionais, campanhas educativas e parcerias com outras instituições.
De acordo com Luciano Leão, a captação no Crer se deve ao empenho dos servidores da unidade. “Graças a atuação efetiva de toda a equipe médica e da boa vontade da direção, e ainda seguindo à legislação que rege os transplantes em nosso país, foi possível esse resultado e ainda a autorização da família da paciente ”, ressalta.

A expectativa, segundo o gerente, é que novas oportunidades para novas capacitações certamente acontecerão no Crer, contribuindo para melhorar sensivelmente a vida de muitas pessoas que aguardam por um transplante em nosso Estado. Atualmente mais de 1.200 pacientes encontram-se na espera por transplantes em Goiás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presidente do TJGO visita obra de reforma do fórum de Goiatuba

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, visitou nesta sexta-feira (10) a obra no prédio do fórum da comarca de Goiatuba, destruído num incêndio criminoso ocorrido no dia 10 de agosto do ano passado. Além disso, acompanhado de sua comitiva, ele foi até a Faculdade de Filosofia ( Fafich) , Ciências e Letras de Goiatuba, local onde funcionam provisoriamente as instalações do Poder Judiciário local. Os três juízes da comarca, Sabrina Rampazzo de Oliveira, diretora do Foro, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Débora Letícia Dias Veríssimo receberam o presidente e sua comitiva, composta pelo ouvidor-geral da Justiça, desembargador Itamar de Lima, e desembargador Olavo Junqueira, que foi encarregado de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos na comarca. Gilberto Marques Filho se reuniu com o proprietário da construtora responsável pela reforma, Leonardo Nunes  (foto) , e com engenheiros. A expectativa, segundo eles, é que
Cenas do último show do cantor Cristiano Araújo, realizado na cidade de Itumbiara na quarta feira 23 de junho de 2015 Quadrilha realizada na quarta feira,23 de junho de 2015 Cantor Cristiano Araújo em Itumbiara, no palco que realizou seu último show Prefeito da cidade de Itumbiara Chico Balla, promovedor do Arraiá 2015

Prova Brasil em Itumbiara

Em Itumbiara, as avaliações na rede pública serão nos dias 25 e 26 de Outubro Em Itumbiara, a  Prova Brasil,  avaliação que serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), será aplicada nos próximos dias 25 (rede municipal) e 26 (rede estadual) para todos os alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental e 3º Série do Ensino Médio, matriculados na rede pública de ensino. Com duração média de duas horas e meia, sendo que há tempo ampliado/extra para aluno com deficiência, a avaliação é aplicada por professores com experiência em avaliações de larga escala, capacitados pelo INEP, no horário de aula regular. A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. No